RD Congo se candidata a receber CAN em 2019

A República Democrática do Congo se candidatou a ser sede da Copa Africana de Nações, a CAN, em 2019. O país nunca sediou o evento. O ministro do esporte do RD Congo, Baudouin Banza Mukalay Nsungu, disse que levou em consideração o desafio de sediar o torneio em país de grande território. RD Congo é o segundo maior país em território no continente africano.
Segundo o ministro do esporte, duas cidades devem ser as principais sedes da competição, Kinshasa e Lubumbashi. A cidade portuária de Matadi e Kisangani, no centro do país, também foram identificadas como potenciais cidades para sediar o evento. “Eu sei que há um problema de infraestrutura, mas nós temos que começar. É uma ambição do governo sediar a competição”, disse Nsungu.
RD Congo venceu a competição duas vezes, em 1968 e 1974. É o terceiro país a manifestar interesse em sediar a competição. A Uganda quer fazer uma proposta conjunta com o Quênia para sediar o evento, assim como a Zâmbia. Em 2015, Marrocos sediará o evento, enquanto em 2017 a responsabilidade será da Líbia.