África

Pode não ser mais logo ali

Mesmo geograficamente tão pertos da África do Sul, alguns países africanos podem ficar distantes de uma classificação para a Copa do Mundo após a rodada das Eliminatórias que será disputada neste fim de semana. É o caso de três bichos-papões do continente, que entrarão em campo precisando vencer sob o risco de verem suas chances irem para o espaço em caso de derrota. Camarões, Nigéria e Egito estão na berlinda e colocam a sua tradição na mesa nesse momento.

Por outro lado, as duas seleções que melhor representaram a região no último Mundial podem encaminhar suas vagas nesta rodada. Costa do Marfim e Gana lideram seus grupos e só dependem de si para já iniciarem a festa por mais uma participação na competição. A segunda consecutiva, depois da estreia em 2006. É chegada a hora de conferirmos se os africanos mandarão zebras para a Copa que mais expectativa gera no continente até hoje. Alguém duvida que isso vá acontecer? Façam suas apostas.

Grupo A – Gabão 6 pts, Togo 4, Marrocos 2 e Camarões 1

05/09 – Gabão x Camarões
05/09 – Togo x Marrocos
09/09 – Camarões x Gabão

Togo e Marrocos possuem um jogo a mais e se enfrentam buscando a sobrevivência no grupo. Desfalcados de diversos nomes importantes, como Ouaddoou, Aboucherouane, Zhar e Kharja, os Leões do Atlas dificilmente conseguirão se manter na briga. Com uma vitória, Togo seguirá com chances e, assim como em 2006, correndo por fora. Gabão e Camarões centralizam as atenções e, em menos de uma semana, farão duas partidas. O confronto do próximo sábado será cercado de tensão, já que os gaboneses se encontram em meio a eleições presidenciais. Poderão praticamente sepultar as chances de Eto’o e sua turma com um resultado positivo. O treinador camaronês Le Guen precisará administrar a insatisfação do ex-capitão Rigobert Song, agora entre os reservas.

Grupo B –Tunísia 7 pts, Nigéria 5, Quênia 3 e Moçambique 1

05/09 – Moçambique x Quênia
05/09 – Nigéria x Tunísia

A situação da Nigéria não chega a ser tão desesperadora quanto a de Camarões, mas deve ser observada com atenção. Uma derrota para a Tunísia aumentará em cinco pontos a vantagem dos rivais na liderança, a duas rodadas do fim das Eliminatórias. Ou seja, deixaria o país perto de mais uma decepção com sua seleção principal. As Águias de Cartago estarão desfalcadas de Chermiti e Chikhaoui em seu ataque. Até por isso, devem adotar uma postura mais precavida, obrigando Mikel, principal armador nigeriano, a se movimentar mais. O posicionamento do meio-campista do Chelsea foi alvo de polêmica nessa semana. A imprensa discute se o fato de ele atuar mais atrás na Inglaterra não o atrapalha no time. Alheia ao debate, Quênia tenta superar as desavenças entre sua estrela, Danny Oliech, e seu técnico para continuar viva.

Grupo C – Argélia 7 pts, Egito 4, Zâmbia 4 e Ruanda 1

05/09 – Ruanda x Egito
05/09 – Argélia x Zâmbia

O Egito não tem opção. Se quer mesmo deixar de lado a fama recente de ir bem na CAN e decepcionar nas Eliminatórias, precisará bater Ruanda fora de casa. A princípio, o adversário não assusta, mas considerando que os egípcios estarão sem Zidan, Zaki, Mido e Motaeb e ainda correm o risco de perder Aboutrika e Barakat, contundidos, as chances de uma surpresa aumentam. Ainda assim, os Faraós precisarão passar por cima disso para chegar bem à última rodada, para o confronto com a Argélia que deverá ser decisivo. Diante de seus torcedores, os argelinos tentarão fazer a sua parte e convocaram o mesmo grupo que ganhou do Uruguai na última Data Fifa. Zâmbia fez um período de treinamentos no Sul da França para se preparar para o embate.

Grupo D – Gana 9 pts, Mali 4, Benin 3 e Sudão 1

05/09 – Gana x Sudão
05/09 – Benin x Mali

A classificação para a Copa do Mundo é dada como certa em Gana. As Estrelas Negras precisam apenas repetir o que fizeram fora de casa e vencer o Sudão mais uma vez para se aproximar da vaga. O clima de oba-oba preocupa comissão técnica e atletas, que, em meio a uma crise, tentam manter a concentração. O gasto de 600 mil dólares em um amistoso recente vem sendo alvo de críticas no país. Do outro lado, Sudão deverá se mostrar uma presa fácil. Num grupo equilibrado, a equipe não conseguiu dar continuidade ao seu crescimento no continente. Mali, por sua vez, enfrenta Benin longe de sua torcida. Nessa altura, fica difícil para Kanouté e seus companheiros sonharem com o Mundial, o que provavelmente resultará na despedida do atual grupo da seleção.

Grupo E – Costa do Marfim 9 pts, Burkina Faso 6, Guiné 3 e Malaui 0

05/09 – Malaui x Guiné
05/09 – Costa do Marfim x Burkina Faso

Sensação das Eliminatórias até outro dia, Burkina Faso não possui mais chances de classificação para a Copa do Mundo. Essa é a opinião do treinador da seleção, Paulo Duarte. Isso porque a equipe tem confronto direto com a primeira colocada Costa do Marfim nesse fim de semana. Sincero demais? Talvez. O português não acredita que, após perder para os marfinenses dentro de casa, seus atletas conseguirão devolver a derrota atuando longe de seus domínios. Uma visão um tanto quanto pessimista, convenhamos. Seja como for, surpresas acontecem e, se provarem que seu técnico estava errado, os burquinenses terão protagonizado um feito e tanto, já que os Elefantes estarão com sua força máxima. Longe dos holofotes, Guiné e Malaui se encontram também. Os malauienses vêm para a partida depois de disputarem quatro amistosos na Dinamarca.
 

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo