‘Somos ameaçados pelo nosso próprio sangue’: ex-Chelsea desabafa sobre chantagens de familiares
Em entrevista a Rio Ferdinand, Obi Mikel revela realidade de jovens jogadores africanos, que sofrem pressão de familiares interesseiros
O ex-volante John Obi Mikel construiu uma carreira de sucesso no futebol europeu, muito em virtude da longa e vitoriosa passagem pelo Chelsea entre 2006 e 2017. As boas atuações em campo lhe renderam contratos rentáveis, que fizeram o nigeriano enriquecer a conta bancária com o passar dos anos. Mas para ele, nem tudo são flores quando o assunto é dinheiro.
Em entrevista ao podcast ‘Vibe with Five', do ex-zagueiro e ídolo do Manchester United, Rio Ferdinand, Mikel chamou atenção para o fato dos jovens jogadores africanos serem quase sempre chantageados pelos próprios familiares durante a carreira. O ex-Chelsea deu um exemplo pessoal disso.
– Quando o jogador sai da África e começa a ganhar dinheiro, esse dinheiro não é nosso. Vários parentes, primos, o que for (…) As suas irmãs vão embora e casam com um tipo qualquer. Ele só quer casar-se com a família de John Obi Mikel porque pensa que tem a vida resolvida. Manda dinheiro para a sua irmã e esse tipo faz o que quer com ele. O seu dinheiro não é o seu dinheiro. Recebemos um salário e dizemos ‘vou pôr isso de lado para esta pessoa, aquilo para aquela e aquilo para os meus pais'. Quando nos damos conta, estamos recebendo menos do que eles. É essa a cultura. Eles esperam que façamos isso. Para eles, estamos em dívida com eles.
Mikel reforça alerta aos jovens jogadores africanos
Ao concluir sua fala sobre o assunto, Mikel tentou alertar os jovens jogadores africanos que estão surgindo. O ex-volante disse que os atletas não devem ser ‘reféns' de familiares interesseiros. Para ele, é preciso dar um basta o mais rápido possível nessa situação, coisa que ele fez tardiamente.
– Muitos dos jovens jogadores africanos que estão surgindo agora precisam saber disso, porque vão passar por situações semelhantes. Por vezes temos de dizer ‘basta, não quero saber'. Para mim, esse momento chegou há cerca de cinco anos. Eu disse ‘chega', porque tenho feito isto desde que comecei a jogar futebol. Nesse momento, você se torna o vilão. Eles deixam de atender os telefonemas. Estão habituados a telefonar não para saber como estamos, mas para perguntar: ‘O que é que você vai me dar?' Eles estão tão confortáveis que esperam que façamos isso para o resto da vida – disse Mikel, antes de completar:
– Eles nos dizem: ‘se não me pagar, vamos à imprensa'. A gente (jogadores africanos) pensa: ‘vocês são a minha família. Depois de tudo o que fiz por vocês?' Somos ameaçados pelo nosso próprio sangue.
Carreira de John Obi Mikel
John Obi Mikel foi revelado pelo Lyn, da Noruega. Estreou pelo clube em 2004, aos 18 anos de idade, e atuou por duas temporadas. Em 2006, o volante foi vendido ao Chelsea e iniciou sua empreitada de maior sucesso na carreira. Jogou pelos Blues até 2017 e esteve presente nas seguintes conquistas da equipe londrina: Champions League (2011/12), Premier League (2009/10 e 2014/15), Liga Europa (2012/13), além de quatro Copas da Inglaterra, duas Copas da Liga Inglesa e uma Supercopa da Inglaterra.
Durante sua vencedora passagem pelo Chelsea, Mikel ganhou a admiração da torcida e se tornou ídolo do clube. Deixou os Blues rumo ao Tianjin Jinmen Tiger, da China. Posteriormente, passou por mais três clubes (Middlesbrough, Trabzonspor e Stoke City) até anunciar aposentadoria no Kuwait SC.