Namíbia aciona TAS por vaga de Burkina Faso na CAN 2012
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2023%2F04%2FTrivela-Imagem-Padrao.jpg)
A seleção da Namíbia apresentou protesto no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e tenta impugnar a participação de Burkina Faso na Copa Africana de Nações. Segundo a acusação, o defensor Herve Xavier Zengue, camaronês de nascimento, não poderia atuar pela equipe burquinense.
Apesar de Zengue possuir passaporte de Burkina Faso e ser casado com uma nativa, a Namíbia afirma que sua participação na seleção local não corresponde aos critérios da Fifa, já que não tem ancestrais burquinenses e não adotou o país há mais de cinco anos. Os namibianos perderam os dois jogos contra os Etalons pelas eliminatórias da CAN 2012.
Anteriormente, o protesto já havia feito junto à Confederação Africana de Futebol (CAF). A entidade, no entanto, preferiu não julgar o caso, pois os documentos necessários para o apelo não estavam completos.
Burkina Faso foi sorteada no Grupo B da Copa Africana de Nações, ao lado de Costa do Marfim, Sudão e Angola. O torneio será disputado no Gabão e em Guiné Equatorial entre janeiro e fevereiro de 2012.