Marrocos reitera o grande momento ao faturar a Copa Africana de Nações Sub-23
Marrocos levou o título inédito em casa e ainda se garantiu nas Olimpíadas, ao lado de Egito e Mali

Marrocos atravessa um período prolífico no futebol de seleções. A maior prova disso veio com a campanha histórica até as semifinais da Copa do Mundo. No entanto, com o investimento nas categorias de base, os resultados dos marroquinos também melhoram no contexto continental. E o final de semana seria de título para o time sub-23 dos Leões do Atlas. Marrocos conquistou a Copa Africana de Nações Sub-23, sediada no próprio país, com a vitória por 2 a 1 na final contra o Egito – treinado por Rogério Micale. Além do troféu, os marroquinos já tinham se confirmado nas Olimpíadas de 2024.
O elenco quase inteiro de Marrocos atua na Europa. Os Leões do Atlas tiveram até o luxo de contar com jogadores presentes na Copa do Mundo: o meia Bilal El Khannouss, destaque no Campeonato Belga pelo Genk, e o ponta Abde Ezzalzouli, de ótima temporada pelo Osasuna. A lista de titulares ainda inclui talentos de clubes como Toulouse, PSV e Union St. Gilloise. Já o Campeonato Marroquino, embora menos influente no plantel, auxilia a projetar os talentos preparados na Academia Mohammed VI – voltada a reunir os adolescentes com maior potencial dentro do país.
Marrocos fez uma campanha muito segura na fase de grupos da CAN Sub-23, com nove pontos na chave que reunia Guiné, Gana e Congo. Já nas semifinais, os Leões do Atlas empataram com Mali por 2 a 2 e avançaram graças à vitória por 4 a 3 nos pênaltis.
A decisão, contra o Egito, também ofereceu sua dose de drama em Rabat. As duas equipes empataram no tempo normal. Mahmoud Saber abriu o placar para os egípcios aos dez minutos, com um chutaço de fora da área que morreu na gaveta. Entretanto, pouco depois, o próprio Saber foi expulso com o vermelho direto e Yanis Begraoui empatou para os marroquinos aos 37 minutos. O gol da vitória por 2 a 1 saiu apenas no primeiro tempo da prorrogação. Abde rolou uma cobrança de falta para o lado e Oussama Targhalline encheu o pé da entrada da área, com a colaboração do goleiro Hamza Alaa num frangaço.
Marrocos, Egito e Mali nas Olimpíadas
Este é o primeiro título de Marrocos na Copa Africana de Nações Sub-23. O torneio é relativamente recente, com quatro edições, e os marroquinos tinham perdido a decisão de 2011 para o Gabão. De quebra, os Leões do Atlas também disputarão os Jogos Olímpicos em 2024. É a quinta participação dos marroquinos desde 1992, quando o regulamento com limite de idade de 23 anos foi instituído. A equipe nunca passou da fase de grupos desde então, com sua última aparição em Londres-2012. Ao todo, Marrocos disputou o torneio olímpico de futebol masculino oito vezes, com mais três aparições entre 1964 e 1984.
O Egito, apesar do vice-campeonato, estará também nas Olimpíadas. Os Faraós chegam a 13 participações no torneio olímpico, presentes inclusive em 2020. Já o outro representante africano será Mali, que venceu Guiné nos pênaltis na decisão do terceiro lugar e carimbou o passaporte rumo a Paris. As Águias estarão na sua segunda olimpíada, a primeira desde 2004.