Guiné Equatorial ressalta sua relevância recente e garante mais uma classificação à Copa Africana de Nações
Guiné Equatorial vai para sua segunda edição consecutiva na CAN, depois de alcançar as quartas de final em 2021

Guiné Equatorial virou uma figurinha carimbada da Copa Africana de Nações na última década. As duas primeiras participações da seleção na CAN, em 2012 e em 2015, foram facilitadas como país-sede. Porém, os Elefantes se classificaram no campo em 2021 e fizeram uma ótima campanha rumo às quartas de final – deixando Argélia e Mali pelo caminho. Já neste sábado, Guiné Equatorial se confirmou também na CAN 2023, que será realizada em janeiro de 2024, na Costa do Marfim. A equipe carimbou o passaporte ao vencer a Tunísia por 1 a 0.
A Tunísia já tinha garantido sua classificação antecipada no Grupo J das eliminatórias da CAN. Enquanto isso, a situação de Guiné Equatorial estava encaminhada, diante das dificuldades de Líbia e Botsuana na campanha. Neste sábado, uma vitória bastou para os Elefantes carimbarem o passaporte. Guiné Equatorial ganhou da Tunísia por 1 a 0 em Malabo. O veterano Emilio Nsue garantiu o triunfo com um gol de pênalti, aos 40 do segundo tempo.
Nsue continua como o principal destaque de Guiné Equatorial. É o capitão e o maior artilheiro da história da seleção, aos 33 anos. Os Elefantes ainda contam com vários jogadores rodados nas ligas europeias – como Pablo Ganet, Iban Salvador, Pedro Obiang e Carlos Akapo. O goleiro Jesús Owono é outra figura promissora, embora continue no time B do Alavés. Já o comando técnico desde 2021 está sob as ordens de Juan Micha, responsável pela histórica campanha na Copa Africana de 2021.
Guiné Equatorial assumiu a liderança do Grupo J das eliminatórias da CAN. A equipe chegou aos 12 pontos, contra 10 da Tunísia. Obviamente, os tunisianos estão bem mais credenciados a uma boa campanha no torneio continental. Ainda assim, tal regularidade dos Elefantes no alto nível merece respeito. Para uma seleção que cresceu artificialmente, entre naturalizações massivas e o investimento do governo para virar sede da Copa Africana, o ciclo recente se respalda bem mais por um bom trabalho.
One more team on the plane to Côte d'Ivoire ✈️
Equatorial Guinea will be present at #TotalEnergiesAFCON for the second time in a row ?#TotalEnergiesAFCONQ2023 pic.twitter.com/DiZIR1BZq2
— CAF (@CAF_Online) June 17, 2023