ÁfricaCopa Africana de Nações

Gabão passa pela Tunísia e fecha primeira fase 100%

Apontada como favorita na Copa Africana de Nações após suas primeiras atuações, a seleção de Gabão manteve a forma e fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento. Jogando em Franceville, os Panteras derrotaram a Tunísia por 1 a 0, chegando à liderança isolada do Grupo C com nove pontos. Com três pontos a menos, as Águias do Cartago também estão classificadas para as quartas de final.

A seleção da Tunísia teve as melhores chances nos primeiros minutos de jogo, ameaçando principalmente em chutes de fora da área. Aos oito minutos, Hocine Ragued tentou de longe e a bola acabou indo por cima do gol. Pouco depois, foi a vez de Saber Khelifa fazer fila pela direita e finalizar com perigo.

Não demorou muito para o Gabão equilibrar as ações, ameaçando principalmente nas investidas de Daniel Cousin e Pierre-Emerick Aubameyang. Aos 28 minutos, uma boa chance surgiu em cabeçada de Roguy Meyé, que acabou completando para fora. Já no fim da primeira etapa, os gaboneses tentaram novamente em cobrança de falta de Bruno Mbanangoye que não chegou ao alvo.

A situação inverteu após o intervalo e o Gabão partiu para cima dos tunisianos. Depois de muito rondar a área adversária, os Panteras ficaram a centímetros de marcar aos oito minutos. Após cruzamento da direita, Aubameyang se antecipou ao goleiro e cabeceou para o chão, mas a bola ainda bateu em Rami Jridi e seguiu para escanteio.

O primeiro gol do Gabão se materializou aos 17 minutos. Cousin lançou para Aubameyang, que dominou na entrada da área, se livrou da marcação e arriscou para o gol. O goleiro Jridi errou o tempo para a defesa e a bola bateu em suas pernas antes de balançar as redes. Aubameyang apareceu mais uma vez cinco minutos depois, em chute de longe que Jridi conseguiu espalmar.

O Gabão diminuiu o ritmo nos minutos finais e a Tunísia passou a pressionar, mas sem sucesso. O melhor lance veio aos 44 minutos, mas Yacine Chikhaoui cabeceou para fora cruzamento vindo da esquerda.

Marrocos se despede com vitória

Em jogo que não valia mais nada, Níger e Marrocos se enfrentaram em Libreville, fechando a participação no Grupo B. A vitória por 1 a 0 ao menos valeu para diminuir a tragédia em torno da participação dos Leões do Atlas, que abandonam a CAN com apenas três pontos somados.

O primeiro tempo em Libreville foi de pouca movimentação. Os marroquinos dominaram a posse de bola, mas a melhor oportunidade de abrir o placar foi de Níger, a cinco minutos do intervalo, em finalização de Moussa Maazou que acabou acertando o travessão.

No início da segunda etapa, os Mena voltaram a assustar logo aos dois minutos, em falta cobrada por Abdoul-Karim Lancina que o goleiro Mohamed Amsif conseguiu espalmar. O gol da vitória de Marrocos saiu apenas aos 36 minutos, em chute forte de Younes Belhanda após passe de Marouane Chamakh.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo