Africa

Ex-companheiro de Salah sofre infarto em campo e perde respiração por quase uma hora

Durante partida do Campeonato Egípcio, jogador da seleção local caiu desacordado; ele ainda está sob cuidados intensivos

O futebol egípcio viveu momentos de muita tensão e de um grande susto na última segunda-feira (11). Isso porque durante uma partida pelo campeonato local, um jogador, com passagem pela seleção do país africano e companheiro de Mohamed Salah, do Liverpool, sofreu um infarto e ficou mais de uma hora sem conseguir respirar sozinho.

O Future FC estava conseguindo um empate sem gols fora de casa contra o Al-Ittihad, da cidade de Alexandria. Até que por volta de 44 minutos da segunda etapa, o atacante Ahmed Refaat, que entrou durante a etapa final, caiu desacordado no gramado. Ele foi atendido prontamente e levado de ambulância para um hospital local. Com toda a apreensão entre jogadores, comissão e torcedores, o árbitro resolveu encerrar a partida.

Ao chegar ao hospital, o atacante foi prontamente colocado sob terapia intensiva, e vem sendo monitorado de perto pelos médicos, que ainda avaliam o melhor momento para transferirem ele à capital Cairo. Em comunicado ao site KingFut, o clube de Refaat atualizou suas condições e explicou o que aconteceu.

Condição do atleta ainda requer cuidados intensivos

— O coração de Ahmed Refaat parou por mais de uma hora, apesar de todas as tentativas de reanimação da equipe médica do Hospital Zamzam, perto do estádio, antes que sua frequência cardíaca melhorasse gradualmente. No entanto, sua condição ainda é clinicamente instável, impedindo sua transferência. A menos que seu estado de saúde se estabilize, o jogador continuará recebendo tratamento e realizando os exames necessários.

— O clube está acompanhando a situação momentaneamente desde o hospital e todos serão atualizados imediatamente. Gostaríamos de apelar à mídia para respeitar a vida pessoal do jogador, bem como a sua saúde, e pedir aos torcedores egípcios que rezem para que Ahmed Refaat esteja são e salvo o mais rápido possível.

Jogador de seleção egípcia

Refaat é um jogador com um histórico bastante interessante dentro de seu próprio país. Atualmente com 30 anos, ele também foi companheiro de Mohamed Salah na seleção do Egito, onde já jogou em 7 partidas e fez 2 gols. Sua estreia pela equipe nacional foi em 2013, e seu último jogo em 2022, contra a Coreia do Sul. Camisa 10 do Future FC, Ahmed Refaat também já se destacou no Zamalek, e também no Al-Ittihad e no Al-Masry, os três times também sendo do Egito.

Ainda não se sabe a gravidade da convulsão de Refaat e se o atacante poderá voltar aos gramados para vestir a camisa do Future FC e também da seleção. Mas guardadas às devidas proporções, há um certo alívio por conseguir sobreviver, já que seu coração parou de bater por mais de uma hora. Ainda sob cuidados intensivos, ele deve dar os próximos passos em sua recuperação apenas quando os médicos entenderem que seu estado não é mais de risco de morte. Um alívio para ele, sua família e toda a apaixonada nação egípcia, que viu cenas muito fortes de um atleta que também os fez gritar de alegria pela seleção nacional.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo