ÁfricaCopa Africana de Nações

ESPECIAL | Guia da Copa Africana de Nações 2012

Os clubes europeus reclamam de perder jogadores e o público estranha o torneio em janeiro, mas não dá para ignorar o valor da Copa Africana de Nações. A competição deixou há tempos de ser “um momento em que o mundo pode ver um futebol alegre e conhecer jogadores diferentes”. Isso já acabou. O futebol africano tem espírito de competitividade como qualquer outro, e os grandes nomes de todas as seleções já atuam na Europa.

Mas, então, por que é tão bom acompanhar a Copa Africana? É que poucos torneios de seleções são tão imprevisíveis. O título não fica com Gana ou Costa do Marfim, países com mais jogadores de destaque na Europa, não conquistam um título desde 1992 (quando os marfinenses, coincidentemente, bateram os ganenses na final). E, ainda que o Egito tenha vencido quatro das últimas sete edições (e Camarões outras duas), o torneio sempre tem espaço para surpresas. As da edição 2012 do torneio começaram cedo. Por exemplo, os ex-bicho-papões Egito e Camarões nem passaram pelas Eliminatórias.

Mais motivos para acompanhar? Em 2012 o Brasil, mais uma vez, buscará o ouro olímpico e é sempre bom ficar de olho nos africanos. São três classificados: Egito, Gabão e Marrocos. Os egípcios não jogarão a CAN, mas os gaboneses se prepararam para ir longe no torneio que organizarão e os marroquinos aparecem com a geração mais talentosa em mais de uma década.

E, se ainda é necessário mais motivos para se acompanhar a Copa Africana, não podemos esquecer o quanto ela vale para seus países. Com o êxodo de jogadores para a Europa, o torcedor africano tem na CAN uma rara oportunidade de ver seus ídolos locais. As arquibancadas fazem parte do espetáculo, e não apenas com vuvuzelas.

Por tudo isso, a Trivela preparou uma semana de especiais da Copa Africana. A cada dia, um texto novo no aquecimento para Guiné Equatorial x Líbia, a abertura da competição. Confira:

SEGUNDA
Galeria: Os clubes europeus que mais serão prejudicados

TERÇA
Apresentação dos Grupos A e B

QUARTA
Apresentação dos Grupos C e D

QUINTA
A Copa Africana e a política

SEXTA
Conheça o futebol de Gabão e Guiné Equatorial

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo