África

Em meio a conflito e desfalcada, Líbia bate Ilhas Comoros

A Líbia, em meio ao conflito que define o futuro do país, segue na disputa das eliminatórias da Copa Africana de Nações (CAN). Nesta segunda-feira, a equipe, comandada pelo técnico brasileiro Marcos Paquetá, venceu as Ilhas Comoros por 3 a 0. O jogo aconteceu em Mali, justamente por causa da guerra que assola a nação.

O resultado recolocou o país na liderança do Grupo 3, com sete pontos. Os primeiros colocados de cada uma das 11 chaves que compõem a disputa se classificarão para a maior competição de seleções da África, que acontecerá em 2012, no Gabão e em Guiné Equatorial.

Marcos Paquetá destacou a força de vontade dos jogadores, que deixaram suas famílias na Líbia, a maioria na capital, Trípoli, para defender a seleção. Três atletas que residem em Benghazi, região mais afetada pelos conflitos, não se apresentaram. O treinador espera que a situação no país possa se normalizar até o próximo jogo da seleção, também contra as Ilhas Comoros, dia 3 de junho. Restam três jogos para o final da competição.

“Os jogadores se superaram para conquistar essa vitória. Eles deixaram suas famílias na Líbia e vieram de ônibus para a Tunísia, onde fizemos nossa preparação para o jogo antes de vir para Mali. Fizemos um trabalho muito forte voltado para o lado psicológico dos atletas e eles deram uma resposta acima do esperado. Jogaram muito focados, com vontade e determinação. Espero que todos possam voltar para suas casas em paz e que as coisas possam estar normalizadas até o próximo jogo”, disse. A vitória de segunda-feira manteve Marcos Paquetá invicto no comando da seleção, com três vitórias e um empate.

O treinador brasileiro embarcou logo após o jogo de volta para o Brasil. Sua chegada no país está prevista para quinta-feira, no Rio de Janeiro.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo