A Liga dos Campeões da viverá nesta sexta-feira aquela que, por tudo o que envolve, pode ser considerada a maior final da história da competição. Al Ahly e Zamalek são os dois maiores campeões do continente e os dois africanos mais populares. Mais importante, dois rivais ferrenhos, numa história que remonta ao próprio colonialismo – contrapondo o primeiro time do Egito, o Al Ahly, com seu oponente que abrigava as elites burguesas e estrangeiras, o Zamalek. Uma pena que a partida acontecerá com portões fechados, por conta da pandemia. Ainda assim, as ruas do Cairo deverão se transformar no epicentro do futebol mundial a partir das 16h – no horário de Brasília.

Aproveitando o jogo, resgatamos um mapa já publicado aqui na Trivela e devidamente atualizado, com todos os clubes que disputaram as finais da . O torneio enfrentou ao longo das décadas as dificuldades com distâncias, falta de estrutura e diferenças no calendário. No entanto, também serviu para coroar 53 campeões desde então.

Ao longo das mais de cinco décadas do torneio, o domínio é do norte da África. São 31 conquistas concentradas em apenas quatro países: Egito, Marrocos, Argélia e Tunísia. Números impulsionados principalmente por Al Ahly e Zamalek, que dividem entre si 13 troféus. Já a África Subsaariana fica com 24 conquistas, mais dispersas, divididas por oito países diferentes. Ao todo, 26 clubes já se sagraram campeões continentais, sendo que 22 deles também viram um rival nacional igualar o triunfo.

Incluindo os vices, a lista de finalistas abrange 18 nacionalidades africanas, algumas com pouca tradição entre as seleções – em especial, Uganda e Zimbábue. Entretanto, a distribuição dos clubes fica limitada a apenas poucos focos: a costa do Mediterrâneo no Magrebe, o delta do Nilo e o golfo da Guiné. São raros os clubes território adentro, a exemplo do Mazembe. Famosos criadouros de talentos, especialmente nas décadas passadas, as antigas colônias portuguesas não conseguiram formar campeões. Assim como a África do Sul, com uma das ligas mais organizadas do continente, só faturou dois troféus desde que foi integrada à confederação, após o fim do .

Abaixo, o mapa com todos os finalistas da Liga dos Campeões da África. Alguns escudos estão sobrepostos. Portanto, aproxime para visualizar melhor os estádios. Teremos a cobertura do jogo aqui na Trivela, bem como um especial explicando a dimensão do confronto.