Em busca do sonho perdido

A participação de Togo na Copa do Mundo de 2006 indicava que uma nova potência começava a emergir no futebol africano. No entanto, de lá pra cá, fica fácil constatar que esta ideia fracassou. As desclassificações nas eliminatórias para a Copa das Nações Africanas de 2008 e 2012 e para o Mundial de 2010, além da tragédia envolvendo o ataque ao ônibus da seleção nacional em Cabinda, que culminou na desistência dos togoleses da CAN 2010 (e numa punição severa da CAF), minaram quaisquer expectativas de evolução do futebol local.
Porém daqui a três dias, inicia-se uma longa e difícil jornada tendo em vista a reabilitação da seleção togolesa. Os “Gaviões” encaram Guiné-Bissau pela primeira fase das eliminatórias africanas para a Copa de 2014, onde as 24 piores seleções do continente de acordo com o ranking da Fifa estão presentes. As outras mais bem posicionadas já estão automaticamente garantidas na fase seguinte, que reunirá 40 seleções divididas em dez chaves. Se passar por Guiné-Bissau, Togo classifica-se para o Grupo I, que conta com Camarões, Líbia e o vencedor do “playoff” entre República Democrática do Congo e Suazilândia.
Mas a fraca campanha da seleção togolesa nas eliminatórias para a CAN do ano que vem evidencia a realidade desta seleção: em oito jogos, apenas uma vitória (contra a já classificada Botsuana), além de dois empates contra a inexpressiva seleção de Chade. Uma equipe atualmente sem treinador (Tchanilé Tchakala ocupa o cargo de forma interina) e cujo destaque, Emmanuel Adebayor, do Tottenham, havia se aposentado da seleção nacional após o ataque ao ônibus da seleção togolesa no ano passado, mas nos últimos dias, sensibilizou-se com o convite da Federação Togolesa e anunciou seu retorno já para o duelo contra Guiné-Bissau.
A presença de Adebayor será fundamental para o “equilíbrio” de juventude e experiência na equipe. Em processo de rejuvenescimento, Togo apresenta uma série de caras novas na equipe, entre as quais Sapol Mani, do Al-Ittihad, da Líbia, puxa a fila das grandes promessas. Cobiçado por PSG e Monaco e lembrado pela ótima exibição individual no Mundial Sub-17 2007, o meia, mesmo ausente da convocação para o jogo contra Guiné-Bissau, é tido como a grande ‘joia’ togolesa na atualidade. Prince Segbefia, meia do Auxerre (pelo qual assinou um contrato profissional em maio deste ano), também concentra grandes expectativas.
Entretanto, os togoleses também não abrem mão de figurinhas carimbadas como o goleiro Kossi Agassa, recordista de partidas pela seleção entre os convocados, ou o meia Alaixys Romao, que assim como o arqueiro, esteve na Copa de 2010. Até mesmo jogadores relativamente jovens, como Boukari e Gakpé (ambos com 24 anos), possuem experiência de sobra para transmitir aos mais jovens. Com exceção de Adebayor, Boukari atualmente é o jogador togolês de maior destaque no futebol europeu, sempre colecionando boas atuações com a camisa do Rennes. Gakpé, apesar de atuar na segunda divisão da França, também possui uma carreira consolidada.
O jogo de ida contra Guiné-Bissau, no próximo dia 11, marcará o primeiro grande teste desta seleção após a CAN. Obviamente a classificação para uma Copa do Mundo, no momento, é apenas uma doce ilusão, porém diante dos acontecimentos ainda vivos na memória, os togoleses nunca estiveram tão prontos para dar a volta por cima.
Curtas
– O torcedor de Gana foi surpreendido com uma notícia boa e outra ruim na semana. Michael Essien, que a princípio se recuperaria de lesão no joelho até abril do ano que vem, deve voltar aos campos já no fim do ano, e contrariando os prognósticos, ter condições de disputar a CAN.
– Em contrapartida, Kevin Prince-Boateng, do Milan, anunciou sua aposentadoria da seleção ganesa aos 24 anos. De acordo com o meia, em carta enviada à Federação local, “a demanda física de atuar tanto pelo clube quanto pela seleção em alto nível está sobrecarregando a sua saúde”.
– No jogo de ida da final da Liga dos Campeões Africana, a torcida do Wydad Casablanca fez uma linda festa no estádio Mohamed V, mas os marroquinos só empataram com o Espérance, da Tunísia, em 0 a 0. No próximo dia 12, em Tunis, será conhecido o grande campeão continental.
– Stephen Keshi, ex-treinador de Mali e Togo, foi confirmado como o novo técnico da seleção nigeriana. Sua estreia está marcada para o dia 12 de novembro, em amistoso contra Botsuana.
– De forma inédita em sua história, o Recreativo do Libolo é o novo campeão angolano. Precisando apenas de um empate contra o FC Cabinda, que lutava contra o rebaixamento, o Libolo fez sua parte e ficou no 3 a 3.
– Com gol de Hartog, o SuperSport United venceu o Santos por 1 a 0 e disparou na liderança do Campeonato Sul-Africano. Invicta em 10 partidas, a equipe soma 24 pontos, quatro a mais que Kaizer Chiefs e Swallows. O atual campeão, Orlando Pirates, soma apenas 15.
– O Campeonato Tunisiano começou no último fim de semana. Em virtude da final da LC, o atual Espérance, teve seu jogo adiado. O Etoile du Sahel, vice na última temporada, bateu o Hammam-Sousse por 3 a 1. Já o Club Africain, finalista da Copa da Confederação Africana, ficou no 2 a 2 com o Bizertin.
– Na Argélia, o Mouloudia Alger manteve a liderança da Ligue 1 mesmo com a derrota por 3 a 0 para o CA Batna. Isso porque o segundo colocado, Belouizdad, recebeu o ES Sétif e acabou derrotado por 3 a 1.



