Futebol em seu estado mais puro: assim podemos definir a 3ª rodada do Grupo C da Copa Africana de Nações
Em dois jogos emocionantes, Senegal garante 100% de aproveitamento e Camarões fica em segundo em jogo maluco
O futebol é um esporte que emociona e ganha cada vez mais adeptos pela imprevisibilidade de seus resultados e a ansiedade gerada em cada lance e gol marcado. Em um torneio eliminatório como a Copa Africana de Nações, tudo pode acontecer e mais uma vez, os amantes do esporte bretão tiveram o privilégio de acompanhar dois grandes confrontos que definiram os classificados do Grupo C da competição. Concretizando seu favoritismo, o atual campeão Senegal bateu Guiné por 2 x 0 e ajudou a seleção de Camarões.
Os Leões indomáveis sofreram, naquele que pode ser considerado o melhor jogo da Copa das Nações Africanas até o momento, mas bateram a Gâmbia pelo placar de 3 x 2 e avançaram diretamente para a próxima fase na 2ª posição do grupo. Depois de um primeiro tempo sem muitas emoções, o jogo tomou outra cara no segundo tempo, com os dois times jogando ofensivamente e proporcionando um grande espetáculo.
Camarões fez 1 x 0 com Ekambi, Jallow e Colley viraram para Gâmbia. Neste momento, os gambianos comemoravam a classificação já que Senegal vencia a Guiné por 1 x 0. Porém, James Gomez contra e Christopher Wooh, nos acréscimos, viraram novamente o placar em favor dos Leões, que aproveitaram o segundo gol da seleção senegalesa para passar à frente de Guiné e garantir a segunda colocação da chave na segunda colocação do grupo.
Confira o resumo dos jogos do Grupo C da Copa Africana de Nações
Gâmbia 2 x 3 Camarões
Coisa de louco, jogo emocionante, jogaço de bola, seja lá como você quer descrever o que foi o encontro entre os Leões Indomáveis e os Escorpiões na tarde desta terça-feira no Estádio da Paz em Bouake na Costa do Marfim, mas fato é que o jogo entre Gâmbia e Camarões já pode ser considerado um dos melhores, se não o melhor da Copa Africana de Nações até o momento, principalmente pelo que aconteceu em campo no 2º tempo.
Nos 45 minutos finais de partida, a classificação direta para as oitavas de final ficou nas mãos de Gâmbia, Guiné, mas terminou com os camaroneses, que embora ainda não tenham demonstrado um bom futebol até aqui, tiveram muita raça e disposição para conseguir a vitória por 3 x 2 e também um pouco de sorte com a vitória de Senegal sobre Guiné por 2 x 0.
Toko Ekambi abriu o caminho da classificação para os Leões aos 11 minutos da segunda etapa após cruzamento na medida feito por N'Koudou. Aos 27 minutos o empate de Gâmbia em um lindo gol de Jallow, 2º maior artilheiro da história do país, que recebeu belo cruzamento de Ali Sowe pela direita e pegou de primeira no contrapé de Onana.
Ebrima Colley marcou outro bonito gol aos 40 minutos da 2ª etapa após jogada pelo lado direito, que terminou em belo chute cruzado no canto esquerdo do goleiro camaronês. No lance seguinte, o empate de Camarões, que contou com uma ajudinha de James Gomez, que marcou contra. Aos 46 minutos, em mais uma bola na área, Wooh subiu bonito para virar o placar de novo e sacramentar a vitória e a classificação de Camarões para a 2ª fase.
Guiné 0 x 2 Senegal
Frustração, esta talvez seja a palavra mais adequada para explicar o sentimento do torcedor de Guiné, que durante boa parte do jogo frente à Senegal viu seu país classificado para a próxima fase da Copa Africana de Nações. Nem mesmo o gol marcado por Abdoulaye Seck aos 16 minutos do 2º tempo causou alguma preocupação, já que Camarões não estava fazendo a sua parte diante de Gâmbia.
Mas aí, veio um contra-ataque de Senegal e mais um gol, marcado por Ndiaye, aos 40 minutos do 2º tempo. A partir deste momento, Guiné não dependia mais de si para conseguir a segunda vaga do Grupo C. Para piorar a situação, no exato momento que tomou o segundo gol senegalês, Camarões virou o placar frente à Gâmbia e acabou sendo ultrapassado na classificação, fechando a primeira fase na 3ª posição.
Resta para Guiné aguardar pelo restante dos grupos para saber se estará ou não na próxima fase da Copa Africana de nações. Senegal, por sua vez, fez o que se esperava, passou com 100% de aproveitamento no grupo, com oito gols marcados e apenas um sofrido, vindo forte para tentar o bi-campeonato da competição.