AfricaEliminatórias da Copa

Campeã africana, desafio da Nigéria é mostrar força na Copa

Uma das favoritas a conquistar uma das vagas à Copa do Mundo, a Nigéria confirmou a boa fase e eliminou, como esperado, a Etiópia. O sábado teve outra vitória dos Super Águias, desta vez em casa, por 2 a 0. Uma confirmação da força do time do técnico Stephen Keshi, campeão da Copa Africana de Nações no começo do ano. Com a vaga na Copa, o desafio da Nigéria é outro: chegar à Copa do Mundo com força para fazer uma grande campanha.

A Nigéria é uma das seleções africanas mais faladas desde o meio dos anos 1990. Em 1994, fez bons jogos na Copa do Mundo. Em 1996, ganhou a medalha de ouro na Olimpíada vencendo Brasil e Argentina. Em 1998, bateu a Espanha e novamente apresentou bom futebol.  Nas duas edições, chegou às oitavas de final. Em 2002, caiu na primeira fase, assim como em 2010. Em 2006, não conseguiu a classificação.

Se em 1998 a Nigéria era vista como uma seleção de jogadores habilidosos e ofensivamente mais fortes, atualmente a situação é bem diferente. Os Super Águias são um time fisicamente forte, com jogadores como o zagueiro Efe Ambrose, o volante John Obi Mikel e os atacantes Victor Moses e Brown Ideye. Moses e Obinna foram os autores dos gols da vitória sobre a Etiópia, um time fisicamente muito inferior aos adversários.

A Nigéria precisará na Copa de mais do que a sua força física e seus bons atacantes. Falta ao time um meia criativo que consiga dar ao time a capacidade de enfrentar times mais fortes. Jogadores com potencial, como Ahmed Musa e Sunday Mba, autor do gol do título na CAN, podem fazer esse papel. Mas ainda falta um jogador fora de série, que resolva jogos. No atual elenco, há jogadores com bom potencial, mas nenhum decisivo como a Costa do Marfim tem Yayá Touré e Didier Drogba, por exemplo. Ou que Camarões, com um time mais fraco, tem em Samuel Eto’o, seu veterano e única estrela atualmente.

O desafio dos Super Águias é ir além das oitavas de final. Além de um sorteio favorável, é preciso jogar mais futebol do que a Nigéria apresentou até agora.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo