Benin divulga lista polêmica de 'selecionáveis'

A federação beninense divulgou nesta sexta-feira uma lista com 30 jogadores que podem ser incluídos na lista de convocados para a disputa da Copa Africana de Nações-08. No entanto, a relação apresenta algumas presenças um pouco discutíveis.
A entidade emitiu um comunicado no qual pedia a atletas nascidos no país ou com origens beninenses entrassem em contato para uma espécie de ‘triagem’. O convite foi publicado no site oficial da federação.
Na lista, constam os nomes de Serge Gakpé (Monaco) e Razack Boukary (Lens), que já disputaram torneios pelas seleções de base da França. Ambos rejeitaram uma proposta de Togo para disputar a Copa do Mundo de 2006.
Irele Apo e Serge Akakpo, do Auxerre, também aparecem na relação. Eles defenderam a seleção francesa sub-17; para piorar, Akakpo nasceu em Togo. Caso parecido é o de Basile Yehoumé, nascido no Senegal.
A maioria dos atletas selecionados atua no futebol francês; alguns deles defendem times amadores na Alemanha. Segundo a federação, dirigentes visitarão os selecionados, que podem ser incluídos no estágio de preparação de Benin. Os treinos começam no dia 23, em Cotonou.
Benin disputará a CAN pela segunda vez. Os Esquilos estão no grupo B, ao lado de Costa do Marfim, Mali e Nigéria.