ÁfricaEliminatórias da Copa

Aurier salva vida de jogador de Mali nas Eliminatórias da Copa, mas causa polêmica em comemoração

O lateral direito Serge Aurier protagonizou um episódio que poderia ter sido trágico, mas acabou sendo uma história com final feliz. O jogador ajudou Moussa Doumbia, de Mali, que teve um ataque epilético durante o jogo.

LEIA TAMBÉM: Montenegro, Azerbaijão, Lituânia: As Eliminatórias na Europa começam com boas surpresas

A Costa de Marfim de Aurier enfrentava Mali pelas Eliminatórias da Copa, no sábado. Depois de 20 minutos, o malinês caiu no chão e sua língua começou a enrolar. Aurier correu para socorrê-lo. “Há uma coisa que ninguém tem falado, que é a maneira como ele ajudou um malinês no campo”, afirmou Fousseni Diawara, coordenador da seleção de Mali.

“Doumbia caiu e estava engolindo a própria língua e Serge foi o primeiro a chegar para ajudar”, contou ainda o dirigente. “No domingo, Aurier estava no nosso hotel para perguntar sobre o estado do nosso jogador”, confirmou Diawara.

O lateral do Paris Saint-Germain se envolveu em controvérsia no jogo. A Costa do Marfim venceu por 3 a 1 e o segundo gol saiu de um cruzamento de Aurier que Salif Coulibaly acabou marcando gol contra. Na comemoração, ele fez o sinal de cortar a garganta. Mali e Costa do Marfim são rivais e o gesto, claro, não agradou os malineses.

“Na segunda, nós voamos de volta para Paris juntos e nós não falamos sobre isso [o gesto de cortar a garganta]. Em vez disso, ele estava elogiando o nosso time. Costa do Marfim x Mali é um dérbi muito quente para os torcedores porque os malineses e os marfinenses são um pouco como primos”.

“Todos os jogadores perceberam que Doumbia estava engasgando e estava prestes a engolir a língua”, afirmou o técnico de Mali, Alain Giresse. “Foi quando Aurier, com um dos nossos jogadores, rapidamente o colocou para o lado e puxou a sua língua, porque ele estava prestes a perder a vida”.

A polêmica não é a primeira de Aurier. Ele já foi suspenso pelo PSG depois de falar mal do técnico Laurent Blanc no Periscope, uma rede social para vídeos ao vivo. Ele também está contestando na justiça a condenação a dois meses de prisão por agredir um policial.

Desta vez, porém, a história é bastante favorável. Ajudar um adversário como ele fez é algo que merece os aplausos.

A Costa do Marfim está no Grupo C das Eliminatórias da Copa na África, junto com Gabão e Marrocos, além de Mali. Só o primeiro colocado vai para a Copa do Mundo.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo