A Argélia bobeou no segundo tempo e cedeu um empate precioso para Angola na estreia da Copa Africana de Nações
Favorita do Grupo D, a Argélia não soube matar o jogo e acabou pagando caro por isso, cedendo empate que pode ajudar Angola a se classificar
Nesta segunda-feira (15), Argélia x Angola se enfrentaram no Estádio da Paz de Bouaké, na Costa do Marfim, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo D da Copa Africana de Nações. Após os argelinos abrirem o placar no início do primeiro tempo com Baghdad Bounedjah, a seleção angolana buscou o empate na etapa complementar em cobrança de pênalti de Mabululu e somou ponto importante na luta pela classificação, já que era apontada como ‘azarão' antes da bola rolar.
⌚️ FULL-TIME!
One point each as Mabululu's equalizer cancels out Baghdad's early lead. 🤝#ALGANG | #TotalEnergiesAFCON2023 pic.twitter.com/rKuUvR4PC1
— CAF (@CAF_Online) January 15, 2024
Como foi o empate entre Argélia x Angola
Superior tecnicamente, a Argélia tomou a iniciativa e começou melhor na partida. Aos seis minutos, Youcef Belaïli descolou lançamento preciso para Chaïbi na área. Sem deixar a bola cair, o camisa 17 emendou chute de primeira, por cima da meta defendida por Neblú. No lance seguinte, o goleiro angolano precisou trabalhar. Belaïli recebeu pelo lado esquerdo da área, cortou o marcador e finalizou, obrigando Neblú a efetuar boa intervenção.
Com estratégia para lá de defensiva, a Seleção Angolana pouco tocou na bola durante o primeiro tempo e sofreu com a pressão incessante dos argelinos. Aos 18′, não teve jeito. Bounedjah foi acionado em lançamento longo que partiu do campo de defesa, se aproveitou da falha de Kialonda Gaspar e acertou um lindo sem-pulo. Neblú até pulou, mas nada pôde fazer: 1 a 0.
E o camisa 9 argelino estava inspirado. Pouco tempo depois do belo gol marcado, Bounedjah balançou as redes novamente, dessa vez de bicicleta. O artilheiro se posicionou entre os defensores angolanos na área e recebeu cruzamento já dominando no peito para arrematar. A acrobacia rendeu suspiros e aplausos das arquibancadas, contudo o tento acabou anulado, já que Bounedjah estava em posição irregular. E a etapa terminou assim. A Argélia foi amplamente superior, encurralou Angola e merecidamente deixou o campo com a vitória parcial.
Angola voltou bem do intervalo. Ensaiou blitz e tentou surpreender os argelinos nos minutos iniciais do segundo tempo. Aos 2′, Gelson Dala roubou bola no meio-campo, avançou e serviu Luvumbo na entrada da área. O camisa 15 ajeitou o corpo e disparou chute forte, porém sem direção. A pressão continuou e os angolanos conseguiram o empate. Aos 20′, em cruzamento vindo da direita, Mabululu antecipou a marcação de Bentaleb, se colocou na frente do adversário e foi tocado dentro da área. Pênalti. O próprio Mabululu cobrou e, com emoção, deixou tudo igual. A bola explodiu no travessão, mas ao aterrissar, ultrapassou a linha da baliza.
Pressionada, a Argélia sabia que teria de aumentar a intensidade e arriscar na reta final do jogo. Afinal, era favorita na partida e perder dois pontos definitivamente não fazia parte dos planos. Aos 29′, Aït-Nouri fez bela jogada individual pelo lado esquerdo, se livrou de três marcadores, puxou para o meio e experimentou arremate de fora da área. Sem sucesso. Na mesma moeda, Mabululu respondeu, mas também exagerou na força e a bola subiu.
Estatísticas de Argélia 1 x 1 Angola – Copa Africana de Nações
- Posse de bola: 67% x 33%
- Faltas: 11 x 16
- Chutes: 15 x 7
- Chutes no gol: 3 x 1