AK-47: a história do nome mais curioso da Copa Africana de Nações (spoiler: ele já jogou na Premier League)
Ex-Fulham, Aboubakar Kamara foi alvo de questionamentos e piadas nas redes sociais após a seleção de Mauritânia o rotular de 'AK-47' na escalação

Na última terça-feira (16), a seleção de Burkina Faso derrotou a Mauritânia por 1 a 0, no Estádio da Paz de Bouaké (Costa do Marfim), em jogo válido pela primeira rodada do Grupo D da Copa Africana de Nações. Apesar do duelo disputado e triunfo suado dos burquinenses nos acréscimos do segundo tempo, um jogador em específico foi quem roubou a cena na partida.
Ex-jogador do Fulham, Aboubakar Kamara pegou torcedores e internautas de surpresa pouco antes da bola rolar. Isso porque, ao divulgar a escalação oficial da partida contra Burkina Faso no “X” (antigo Twitter), a Mauritânia rotulou o centroavante de 28 nomes com o codinome “AK-47”, fazendo referência a uma das armas mais famosas e versáteis do mundo. Os demais atletas do elenco mauritano foram nomeados normalmente, com seus respectivos sobrenomes.
? Les compositions ! #CAN2023
Burkina Faso ?? – ?? Mauritanie pic.twitter.com/uXL3a3oGbu
— ? Actu Foot Afrique (@ActuFootAfrique) January 16, 2024
Como citado, a situação movimentou as redes sociais. Surpresos com o curioso termo aplicado a Kamara, diversos internautas questionaram o porquê do codinome. Um torcedor afirmou que o atacante é “um dos piores” jogadores que já viu na Premier League e disse que estava chocado por ele estar sendo comparado ao poderoso rifle de assalto automático.
– Kamara tem argumentos para ser o pior jogador de futebol que já vi na Premier League e eles o chamam de AK47, não consigo acreditar no que vejo – dizia o post.
Atualmente no Al-Jazira, de Abu Dhabi, Aboubakar Kamara é o capitão da seleção mauritana. O atacante, contudo, não permaneceu muito tempo em campo, já que durante o primeiro tempo pediu para ser substituído ao sofrer lesão.
Carrreira de Aboubakar Kamar
Nascido na França, Aboubakar Kamara representa a Mauritânia a nível internacional, pois tem parentes naturais do país africano. O atacante também é descendente de senegaleses. Revelado pelo Monaco, ele defendeu o Kortrijk (Bélgica) e o Amiens (França) antes de se transferir para o Fulham, em julho de 2017.
Com a camisa da equipe londrina, Kamara marcou 17 gols e concedeu seis assistências em 94 jogos. Em 2019, o atacante foi pivô de polêmica ao ser detido dentro do Centro de Treinamentos do time. Na ocasião, ele agrediu um funcionário do clube e a polícia teve de ser acionada no local.
Após passagem pelo Fulham, Kamara atuou pelos seguintes clubes: Yeni Malatyaspor Kulübü (Turquia), Dijon (França), Aris (Grécia), Olympiacos e Al-Jazira. Sua estreia pela Seleção Mauritana ocorreu no dia 26 de março de 2021, em uma partida de qualificação da Copa Africana de Nações de 2021, contra Marrocos.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
“AK-47”
A AK-47, ou Avtomat Kalashnikova, 1947 (Rifle Automático Kalashnikov, modelo de 1947), leva o nome de seu fundador e o ano em que começou a ser utilizada. O russo Mikhail Kalashnikov (1919-2013) foi sargento da 108ª Divisão de Tanques do 24º Regimento do Exército Vermelho da URSS, durante a Segunda Guerra. A arma é um fuzil de assalto de calibre 7,62x39mm.
A popularidade da AK-47 deve-se em virtude de sua versatilidade. Podendo ser usada tanto por exércitos em guerras convencionais quanto em situações de guerra civil, terrorismo.