África

África do Sul em perigo?

Não foi a primeira e certamente não será a última vez em que se especulará a respeito de uma possível falha no cumprimento dos prazos para a Copa do Mundo de 2010. Apesar disso, a imprensa explorou de modo negativo a declaração dada pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, de que há um plano B para o caso de a África do Sul não alcançar as metas pré-estabelecidas para a organização do evento. O suíço ainda fixou uma data para um hipotético anúncio nesse sentido: depois da Copa das Confederações.

Até onde se sabe, existe apenas um estádio com atraso em suas obras – o Nelson Mandela, em Port Elizabeth. É bastante improvável que ele fique pronto antes de 2009. Nenhuma novidade. Porém, surpreende a reação da mídia perante a notícia de que a entidade que rege nosso futebol está se precavendo contra possíveis contratempos na realização de sua principal competição. Estranho seria se ela não estivesse tomando nenhuma medida, o que, com certeza, poderia ser classificado como negligência.

O que está ocorrendo é uma supervalorização de um fato que, ao que tudo indica, está longe de vir à tona. O próprio Blatter afirmou, na mesma ocasião em que deu a declaração referida anteriormente, que o plano B só será utilizado se uma catástrofe natural acontecer na África do Sul. Portanto, não há motivos para tamanha celeuma em torno desse assunto.

Zaki deixa o Zamalek ou não?

Não é segredo para ninguém o poder financeiro dos clubes egípcios. Essa situação estável permite a eles segurar os principais nomes do país no futebol local, o que, aliás, foi apontado como um dos fatores preponderantes para o sucesso dos Faraós nas duas últimas edições da Copa Africana de Nações. No entanto, não são todos os atletas que se mostram felizes com a possibilidade de fazer carreira em equipes como Al Ahly e Zamalek. Amr Zaki é um deles.

Já há algum tempo, acompanhamos a briga entre ele e a diretoria dos Brancos em torno de sua transferência para a Europa. O atacante, que brilhou na vitoriosa campanha em Gana, nunca escondeu seu desejo de jogar num centro tradicional do velho continente. Desde a sua chegada ao Zamalek, propostas nesse sentido têm chegado ao clube, mas, até aqui, nenhuma foi aceita, o que, por sua vez, só aumenta a sua insatisfação. O estopim desse conflito foi o não cumprimento por parte do presidente Mamdouh Abass da promessa de liberá-lo em caso de conquista do título da Copa do Egito.

O mandatário egípcio voltou atrás em sua palavra e disse que só acertaria a sua saída depois de encontrar um substituto. Pois, bem, foi anunciada nessa semana a contratação do ganense Junior Agogo, que atua na mesma posição de Zaki. Ou seja, tudo ok para que o atacante, enfim, realizasse seu sonho, certo? Errado. Abass está em campanha para as próximas eleições presidenciais e, por isso, não quer perder seu maior jogador nesse momento. Do ponto de vista ético, sua atitude está totalmente equivocada, mas ele não parece preocupado com isso. Pior para Zaki, que, por seu turno, está tomando as devidas medidas para fechar o acordo com o Wigan e deixar o Zamalek. Vamos aguardar os próximos capítulos nessa novela.

Mercado movimentado no Étoile du Sahel

Após a desclassificação na Liga dos Campeões e a frustração na Ligue 1, o Étoile du Sahel está se recompondo para a disputa da próxima temporada. Antes disso, ainda enfrentará o arqui-rival Espérance na final da Copa da Tunísia. Apesar de o confronto estar concentrando boa parte da atenção da mídia, os estrelistas já estão se movimentando no mercado para formar o elenco que tentará recuperar a hegemonia no continente. Nesse sentido, foi realizada uma importante aquisição nessa semana: o atacante Emeka Opara.

Ele retorna ao clube depois de defender o Kaiserslautern por pouco mais de um ano. Em sua passagem anterior, o nigeriano já havia brilhado na conquista da Copa CAF em 2006. A sua chegada, aliada à possível contratação de Tarek Ziadi, do CS Sfaxien, pode selar, de uma vez por todas, a saída de Amine Chermiti para o Hertha de Berlim. A negociação entre os clubes vem se arrastando já há algumas semanas e pode ser concretizada agora. Caso venha a confirmação, será mais uma baixa no grupo que Michel Decastel assumirá em breve.

Após o anúncio da não renovação do contrato de Bertrand Marchand, quatro jogadores já foram negociados. Os reservas Traoui e Melliti se transferirão para Red Bull Salzburg e Club Africain, respectivamente. Enquanto Ogunbiyi e Narry estão a caminho do futebol francês. O primeiro para o Guingamp e o segundo para o Auxerre. A aposta na garimpagem ao redor do continente e nas categorias de base deverá ser feita para substituí-los. Abdennebi e Sassi são os garotos que despontam com mais força no momento.

Reta final na Líbia

Atual tricampeão nacional, o Al Ittihad corre o risco de perder a sua hegemonia na Líbia depois dos resultados da Premier League no último fim de semana. A vantagem de um ponto que a equipe sustentava na liderança se esvaiu com o empate em 0x0 frente o modesto Al Olympique. O arqui-rival Al Ahly não desperdiçou a oportunidade e retomou a dianteira com mais uma vitória. A três rodadas do fim do campeonato, ainda não há nada definido, no entanto.

Como era de se esperar, a eliminação na Liga dos Campeões para o TP Mazembe não fez bem para o Al Ittihad. Desde então, o bom futebol que lhe possibilitou, inclusive, chegar às semifinais da competição continental em 2007, não foi mais apresentado. A fase ruim que se apossou dos atletas está se refletindo principalmente no ataque, que tem encontrado dificuldades para fazer valer a sua força diante de clubes reconhecidamente mais fracos.

O cansaço advindo do número de partidas disputadas pela equipe nesse último ano também está atrapalhando. Apesar disso, o Al Ittihad precisa voltar à velha forma, pois, não será agora que ele terá o tempo necessário para se recompor fisicamente. Na próxima semana, inicia-se a disputa das oitavas-de-final da Copa CAF, em que enfrenta o ganense Asante Kotoko, e será retomada, assim, a desgastante rotina das viagens.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo