Com dois times bastante modificados em campo, a Roma venceu a Juventus em Turim por 3 a 1 na última rodada da Serie A. Nicolò Zaniolo foi o principal jogador da partida, com uma ótima atuação e uma assistência no terceiro gol. Quem se destacou também foi o argentino Diego Perotti, que marcou duas vezes.

A Juventus tinha muitos desfalques. Cristiano Ronaldo e Matthijs De Ligt foram poupados e sequer foram para o banco. Paulo Dybala, Douglas Costa, Sami Khedira e Mattia De Sciglio estavam machucados e também ficaram fora do time. Miralem Pjanic estava suspenso.

Maurizio Sarri colocou em campo um time recheado de reservas, incluindo alguns garotos como Gianluca Frabotta, lateral esquerdo de 21 anos, Simone Muratore, volante de 22 anos, e Luca Zanimacchi, atacante de 22 anos. Todos eles ganharam chances em um time que contou com o titular Leonardo Bonucci, Gonzalo Higuaín e Federico Bernardeschi.

Na Roma, o zagueiro Roger Ibañez, brasileiro ex-Fluminense, de 21 anos, foi titular na linha defensiva de três jogadores de Paulo Fonseca. O meio-campista Gonzalo Villar, 22 anos, também ganhou chance como titular, além do mais jovem entre todos, Riccardo Calafiori, lateral esquerdo que atuou como ala. Os dois últimos estrearam na Serie A. Zaniolo foi titular pela primeira vez desde que rompeu os ligamentos do joelho em jogo contra a Juventus, em janeiro. E mostrou que está em ótima forma.

A Juventus abriu o placar rapidamente. Aos cinco minutos, depois de cobrança de escanteio, Adrien Rabiot desviou e Gonzalo Higuaín, no meio da área, tocou para marcar 1 a 0. O empate veio aos 23 minutos. Cobrança de escanteio de Diego Perotti para a cabeçada de Nikola Kalinic, no meio da área, para vencer o goleiro Wojciech Szczesny.

A virada da Roma veio ainda no primeiro tempo. Aos 44 minutos, Calafiori recebeu uma invertida de bola e, dentro da área, fez o corte para dentro sobre o brasileiro Danilo. O árbitro marcou pênalti. Perotti cobrou e marcou: 2 a 1, placar do primeiro tempo.

No segundo tempo, Zaniolo deu trabalho pela ponta direita. Ele fez a jogada e tocou para Nikola Kalinic finalizar forte de fora da área. Szczesny fez a defesa para impedir o gol. Em outra arrancada de Zaniolo, ele esperou o momento certo de fazer o passe e tocou com precisão, pelo meio da defesa, para Perotti ficar frente a frente com o goleiro da Juventus e marcar 3 a 1.

A Juventus poderia ter diminuído o placar pouco depois, em uma jogada de Higuaín segurou a bola dentro da área e tocou para Aaron Ramsey finalizar. Ele não conseguiu pegar em cheio na bola, mas o chute ainda bateu na trave e foi afastado pela defesa.

No final do jogo, mesmo com a derrota, a Juventus recebeu a taça para comemorar a conquista do seu nono título consecutivo. A Roma conseguiu carimbar a faixa da campeã, como se diz no jargão, com uma vitória que quebra o tabu de nunca ter vencido no Allianz Stadium.

A ótima atuação de Zaniolo é uma boa notícia também para o técnico da seleção italiana, Roberto Mancini, que já disse mais de uma vez que conta com o jogador para a Azzurra. Suas arrancadas, habilidade e visão de jogo mostram potencial no jogador de 21 anos.

Como a Juventus tirou o pé na reta final e perdeu três dos seus últimos quatro jogos, acaba só um ponto à frente da Inter, segunda colocada. A Roma termina em quinto e vai para a fase de grupos da Liga Europa. O Milan vai para a fase preliminar da competição coo sexto colocado. O Napoli, campeão da Copa da Itália, também entra direto na fase de grupos da Liga Europa.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore