Ficar no mesmo clube com muitos anos é algo cada vez mais raro no futebol, mas há raros casos onde a permanência em um mesmo clube acontece e esses jogadores se tornam símbolos do clube que defendem. Como não associar Steven Gerrard ao Liverpool? Ou Totti à Roma? Marcos ao Palmeiras? Rogério Ceni ao São Paulo? Del Piero à Juventus? Giggs ao Manchester United? É exatamente o que acontece quando se fala em Javier Zanetti, lateral e volante da Internazionale. Neste sábado, o argentino completa 40 anos de idade, sendo 18 anos só no clube nerazzurro.

Zanetti foi uma das primeiras compras de Massimo Moratti como presidente da Inter, quando este assumiu, em 1995. O jogador chegou aos 22 anos na Itália e viveu um período muito ruim pelo clube, mas também viveu grandes anos quando a equipe voltou a vencer. Ganhou cinco vezes o Campeonato Italiano, quatro vezes a Copa da Itália, uma vez a Copa da Uefa, uma vez a Liga dos Campeões e uma vez o Mundial de Clubes. Mas não se trata só de títulos. O que Zanetti fez em campo pela Inter vai muito além dos títulos. São 12 anos como capitão do time, uma liderança que é muito elogiada por todos. Aliás, é uma situação típica de quem fica tanto tempo no clube: acaba se tornando a referência em liderança.

Na Inter, Zanetti já fez mais de 600 jogos só na Serie A. No jogo 700 com a camisa da Inter, capitaneou o time na conquista da Liga dos Campeões de 2010, contra o Bayern Munique. Até aqui, são 845 jogos pelo clube e 21 gols marcados. Jogou com muitos jogadores diferentes, entre eles Ronaldo, em sua passagem brilhante pela Inter, Vieri, Crespo, Bergomi, de quem herdou a faixa de capitão, entre outros muitos jogadores. Seu contrato vai até o final da atual temporada. Com a importância que tem, é de se imaginar que ao encerrar a carreira, receba um cargo dentro do clube. Abaixo, as figurinhas de Zanetti durante a sua carreira, direto do Old School Panini. Depois, um vídeo preparado pelo canal da Internazionale no Youtube em homenagem ao jogador.

Todas as figurinhas de Zanetti na Inter (Crédito: Old School Panini)
Todas as figurinhas de Zanetti na Inter (Crédito: Old School Panini)