O ex-jogador da Barcelona e da Espanha, Xavi Hernández, se aposentou recentemente dos gramados como atleta profissional. O seu caminho estava claro há alguns anos, com as licenças de treinador sendo tiradas pouco a pouco. Agora, aos 39 anos e com as chuteiras recém-penduradas, Xavi foi anunciado como treinador do clube pelo qual encerrou a carreira, o Al Sadd.

Foram mais de 100 jogos pelo Al Sadd como jogador desde que se transferiu para o clube, em 2015, depois da tríplice coroa conquistada pelo Barcelona na Europa – La Liga, Copa do Rei e Champions League. Foram quatro anos defendendo o clube do Catar, onde também passou a exercer um papel de uma espécie de embaixador da Copa de 2022.

“Oficial: Xavi Hernández continua! O nosso capitão estendeu o seu contrato com o Al Sadd e irá permanecer no clube por outros dois anos”, diz comunicado divulgado no Twitter pelo clube. Ele substitui o treinador Jesualdo Ferreira, que estava no cargo. Sua comissão técnica incluirá Sergio Oriol, Iván Torres, Óscar Hernández, José Manuel, David Barts, Antonio Lobo, Sergio García e Antonio Troulas.

“Estou muito empolgado para este novo estágio da minha vida, no qual eu oficialmente começo hoje como técnico do Al Sadd”, afirmou Xavi ao site oficial do clube. “Depois de uma carreira inesquecível como jogador, eu agora começo este novo desafio com muito espírito, sabendo muito bem que eu tenho que estar à altura da tarefa e da confiança colocada em mim pelo clube. Eu tenho que trabalhar duro e fazer o que for necessário”.

No início de maio, Xavi falou sobre o seu estilo de jogo como técnico. “Minha filosofia como técnico reflete o estilo que nós desenvolvemos por muitos anos sob a influência de Johan Cruyff e La Masia, e foi o grande expoente do tipo de futebol jogado em Barcelona”, afirmou o agora ex-jogador. “Eu adoro ver os times tomarem a iniciativa no campo, futebol ofensivo e retornar à essência do que todos nós amamos quando somos crianças, que é o futebol de posse de bola”.

O contrato de Xavi é de dois anos, que dará ao técnico tempo para ganhar a sua primeira experiência fora de campo em um clube onde terá tempo e paciência para desenvolver as suas ideias, experimentar e tentar entender as diferenças entre teoria e prática.

O Al Sadd fará uma pré-temporada em Girona, entre os dias 14 e 29 de julho. É muito provável que vejamos o ex-jogador do Barcelona retornar ao clube em algum momento, provavelmente para treinar o time B e aumentar a sua experiência.