Xabi Alonso ainda tem a aparência do jogador profissional que nos acostumamos a ver por tantos anos defendendo, em alto nível, Real Sociedad, Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique. Aos 37 anos, ele estuda para ser técnico e atualmente trabalha na categoria sub-13 do Real Madrid. E na sua primeira temporada no cargo, conseguiu a conquista do título na base merengue.

LEIA MAIS: O sub-13 do Real Madrid terá o privilégio de aprender muito com Xabi Alonso, seu novo treinador

Formado nas categorias de base da Real Sociedad, em 1999, Xabi Alonso começou a carreira atuando pela equipe B dos bascos. Desde 2000 começou a fazer jogos pelo profissional e o meio-campista fez 124 jogos pelo clube. Em 2004, o meio-campista se transferiu para o Liverpool, onde fez 210 jogos – além da conquista da Champions League, em 2004/05.

Em 2009, foi para o Real Madrid e se tornou uma parte importante do time, conquistando inclusive a Champions League de 2013/14, em Lisboa. Foi o clube pelo qual mais atuou: 236 jogos. Naquele mesmo ano de 2014, Xabi Alonso se transferiu para o Bayern de Munique, onde conquistou títulos alemães e encerrou a carreira em 2017. Desde então, tem estudado para ser treinador.

O time Infantil A venceu Adarve fora de casa na quarta-feira e, assim, venceu a categoria Divisão de Honra Juvenil com três jogos ainda a serem disputados. “Na minha primeira temporada, isso foi muito positivo”, afirmou o espanhol. “As estrelas disso são eles [o time]. São eles que merecem isso”, disse o agora treinador.

“Eles têm apenas 13 anos de idade, mas eles estão fazendo coisas que jogadores mais velhos fazem. É disso que se trata”, comentou ainda o ex-meio-campista da Espanha. “Eles são os que estão no campo e lutam, jogam, sabem como sofrer e também nos fizeram apreciar muito”, descreveu o professor Alonso.

A campanha do Real Madrid nesta categoria Infantil A, que é o sub-13, é realmente muito boa: são 23 jogos, 22 vitórias, um empate e nenhuma derrota. Nesta categoria, como é de se esperar, os jogos são bastante regionalizados e, no caso do Real Madrid, jogam na região metropolitana da cidade. As categorias de base não devem ter o objetivo único de vitórias e títulos, mas a campanha do time é realmente muito boa. Na base, é preciso formar jogadores e este agora é o trabalho de Xabi Alonso.