O meio-campista Georginio Wijnaldum foi o grande nome da vitória dos Países Baixos sobre Belarus. O jogador do Liverpool foi o autor dos dois gols da partida contra Belarus, em vitória por 2 a 1. O jogo foi bem mais difícil do que o esperado, mas os holandeses conseguiram a vitória, que os deixa muito perto da classificação.

Os Países Baixos, do técnico Ronald Koeman, jogaram em um 4-3-3, mas não puderam contar com Memphis Depay, um dos jogadores em melhor fase do time. Ryan Babel também ficou no banco. Donyell Malen e Steven Bergwijn foram titulares.

O primeiro gol saiu aos aos 32 minutos. Quincy Promes cruzou da direita e Wijnaldum subiu no meio da área, como se fosse centroavante – lembra do jogo do Liverpool contra o Barcelona? – para marcar 1 a 0. Pouco depois, aos 41, Wijnaldum recebeu de fora da área e soltou a bomba, que foi na gaveta: golaço e 2 a 0 no placar.

Tudo parecia que seria tranquilo, mas Belarus, que fazia um bom jogo, se recuperou e entrou na partida. Já tinha ameaçado o gol dos holandeses antes, mas passou a ameaçar mais aos poucos, com um time bastante organizado. Já no segundo tempo, aos oito minutos, Stanislav Dragun diminuiu o placar, de cabeça, completando cruzamento de Denis Polyakov: 2 a 1.

O jogo, então, engrossou. Países Baixos não jogavam bem e nem as alterações feitas por Koeman funcionaram. Entraram Luuk de Jong, crucial na virada sobre a Irlanda do Norte, e Marten de Roon, mas o time seguiu sofrendo em campo. Belarus não conseguiu ir além de um gol, mas ameaçou o gol holandês.

O técnico Ronald Koeman admitiu depois do jogo que a equipe não jogou o que poderia, mas ainda assim comemorou as duas vitórias.

Usualmente chamada de Holanda, o país pediu para ser chamado de Países Baixos. Holanda é o nome de uma região do país e acabou se tornando o nome pelo qual o país é chamado. Nederland, o nome original, significa “Países Baixos”. Assim, há uma campanha do governo do país pedindo que a sua diplomacia trabalhe para que o nome oficial do país seja usado.

Confira os melhores momentos:

Standings provided by Sofascore LiveScore