Há muito tempo, a defesa do Liverpool dá várias razões de reclamação e preocupação à torcida. Neste sábado, o jogo pela quarta fase da Copa da Inglaterra mostrou à perfeição por que isso acontece. Mesmo saindo na frente do placar com rapidez, mesmo com as constantes intervenções do vídeoárbitro nos gols adversários, os Reds amargaram a eliminação em pleno Anfield: o West Bromwich – penúltimo colocado no Campeonato Inglês – fez três gols ainda no primeiro tempo, segurou o 3 a 2 no segundo e garantiu lugar nas oitavas de final da FA Cup.

Curiosamente, foi exatamente uma falha da defesa visitante que rendeu o gol do Liverpool, aos cinco minutos do primeiro tempo. Jonny Evans recuou visando mandar a bola ao goleiro Ben Foster. Errou: o recuo saiu curto demais, Mohamed Salah foi veloz como sempre, chegou à frente e bateu. Foster ainda defendeu, mas Roberto Firmino foi melhor ainda na sobra: toque sutil do brasileiro, por cobertura, fazendo 1 a 0.

Só que os Reds não sorriram por muito tempo. Trent Alexander-Arnold deixou espaços na defesa, e Jay Rodriguez aproveitou do melhor jeito possível: empatando já no minuto seguinte. Com um belo chute, que mandou a bola no ângulo esquerdo de Simon Mignolet, o meio-campista fez 1 a 1. E a crônica desatenção da defesa do time da casa novamente deu espaço para os visitantes fazerem a festa em Anfield. Aos 11, uma triangulação levou à virada: Grzegorz Krychowiak tocou da meia-lua, Kieran Gibbs cruzou, Jay Rodriguez entrou na pequena área para marcar pela segunda vez no jogo.

A partir daí, começaram os fatores para atrapalhar os Baggies no jogo. Aos 20, Michael Dawson chegou a fazer um gol de cabeça, e até saiu para comemorar, mas o juiz Craig Pawson anulou a jogada, por participação de Jake Livermore (em posição irregular), só constatada após a consulta ao vídeoárbitro. Livermore e Pawson voltariam a aparecer num lance até mais polêmico, aos 25 minutos. Numa falta que mandou a bola à área, o meio-campista do West Brom segurou Salah. O juiz não viu a falta de imediato, mas foi alertado, pediu o auxílio do VAR e só aí marcou o pênalti. Coube a Roberto Firmino a cobrança, e desta vez o brasileiro falhou: bateu no travessão.

Numa etapa inicial cada vez mais acelerada, o Liverpool parecia crescer. Aos 31, Salah quase driblou Foster, ficou sem ângulo e preferiu recuar a bola para Firmino chutar em cima da zaga. O West Brom ainda foi prejudicado, quase inacreditavelmente, por duas lesões em sequência. Aos 37, um problema muscular fez Gibbs dar lugar a Ahmed Hegazy. Enquanto isso, Hal-Robson Kanu já estava sentado no gramado, também com dores – e também forçou mais uma substituição, para a entrada de Matt Philips, aos 39.

E contra tudo isso, no entanto, veio o terceiro gol dos Baggies, já nos acréscimos. Aos 47, após bola parada, um lançamento deixou Dawson livre na direita. Ele finalizou cruzado, e Joël Matip, na pequena área, ainda desviou acidentalmente para as redes. Craig Pawson quase cortou o barato dos Baggies de novo, ao pedir ajuda do vídeoárbitro para suposto impedimento de Dawson, mas por fim validou o terceiro gol que tranquilizou os visitantes.

No segundo tempo, com o West Brom recolhido, o Liverpool tentou manter a posse de bola. Aos 20 minutos, James Milner e Jordan Henderson entraram em campo – e coube a Milner ter a grande chance, aos 28, quando chutou para Foster defender. Iniciava-se, então, um período em que o goleiro dos visitantes apareceu para garantir a decepção do Liverpool: aos 29, Foster defendeu dois chutes em sequência, rebatendo o chute de Danny Ings e afastando com os pés a nova tentativa de Milner, na sobra.

Coube ao atacante em quem a torcida dos Reds mais tem confiado devolver as esperanças com o segundo gol, aos 33: Alexander-Arnold cruzou, Firmino ajeitou (até involuntariamente, marcado que estava) e Salah bateu cruzado no contrapé de Foster para marcar. Nos acréscimos, Virgil van Dijk ainda tentou um cabeceio, forçando outra boa defesa de Foster. E a reação do Liverpool ficou nisso. Contra as circunstâncias, e com os erros da defesa dos Reds a favor, o West Brom é que avançou às oitavas de final.


Os comentários estão desativados.