Os 10 times com mais tempo de jejum sem vencer o Brasileirão
Futebol brasileiro
Futebol brasileiro
O Botafogo deu sequência a seu ano mágico em 2024 e após vencer a Libertadores, faturou seu segundo título do Campeonato Brasileiro.
Seu primeiro título do Brasileirão aconteceu há 29 anos, em 1995. Até a confirmação da conquista neste domingo, o Glorioso estava há 29 anos sem vencer a competição.
Agora, o alvinegro carioca vai para o fim da fila de jejum, mas outros grandes clubes do cenário seguem sem vencer a elite do futebol nacional há um bom tempo, confira.
Guarani
O bravo Bugre Guerreiro, único clube do interior a vencer o Campeonato Brasileiro, conseguiu tal feito em 1978. De lá para cá, a realidade do time campineiro é bem diferente. Em 2025, o Guarani disputará a Série C do Brasileirão
46 anos de jejum
Internacional
A edição de 1979 do Campeonato Brasileiro foi uma das maiores da história e contou com 94 clubes. O Internacional de Porto Alegre se sagrou campeão e desde então nunca mais conseguiu repetir o feito.
45 anos de jejum
Coritiba
A edição de 1985 do Campeonato Brasileiro ficou marcada pela final entre Coritiba e Bangu. O time paranaense venceu os cariocas após o uma intensa disputa de pênaltis, faturando seu primeiro e único título nacional.
39 anos de jejum
Sport
Apesar das polêmicas, o Sport é considerado por muitos o legítimo campeão brasileiro de 1987. O time pernambucano venceu o Guarani na decisão e também vive um dos maiores jejuns entre os campeões nacionais.
37 anos de jejum
Bahia
A geração de ouro do Esquadrão, liderada pelo icônico Bobô, jamais será esquecida por conta do título Brasileiro de 1988. A aquisição do Grupo City é um alento aos para o torcedor atual do Bahia, que aguarda um dia ver a equipe no mais alto posto do cenário nacional de novo.
36 anos de jejum
Grêmio
Um dos períodos mais vitoriosos da história do Imortal ocorreu entre a metade da década de 90 no último século. Luiz Felipe Scolari montou uma equipe considerada cascuda e copeira, faturando a Libertadores em 1995 e o brasileiro de 1996.
28 anos de jejum
Vasco
Após a polêmica disputa e conquista da Copa João Havelange em 2000. O Vasco nunca mais venceu o Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino chegou perto em 2011, mas segue seu jejum de 24 anos sem levantar o caneco da competição.
24 anos de jejum
Athletico Paranaense
A dupla Alex Mineiro e Kléber Pereira foi fundamental para a conquista do primeiro e único título Brasileiro do Athletico Paranaense. No entanto, alguns deslizes na parte administrativa do clube o fizeram amargar dois rebaixamentos, o mais recente em 2024, em pleno ano do centenário do clube.
23 anos de jejum
Santos
O Santos ainda colhia os frutos de sua mais recente fornada de craques advindos das categorias de base. Dois anos após o inédito título do Brasileirão de 2002, o Peixe repetiu a dose em 2004, na segunda edição de pontos corridos da competição.
20 anos de jejum
São Paulo
Após um tricampeonato espetacular entre 2006 e 2008, o São Paulo da era Muricy Ramalho jamais esteve perto de vencer um Campeonato Brasileiro novamente. Este é um dos jejuns mais sentidos entre todas as torcidas da elite do cenário nacional.