O Arsenal conseguiu uma vitória sobre o Watford, que poderia ser até esperada antes do jogo, mas que veio de modo muito, mas muito mais difícil do que poderia se imaginar. Ganhou um gol de presente logo no começo da partida, depois ainda viu o adversário ter um jogador expulso logo em seguida e ficou 79 minutos com um jogador a mais em campo. Venceu, por 1 a 0, aquele gol no começo, e mantém a importante quarta posição na Premier League.

Logo a nove minutos, o Watford deu bobeira e viu o Arsenal abrir o placar. Daryl Janmaat recuou para o goleiro Ben Foster, que bobeou, dominou mal, demorou a chutar e Aubameyang travou a bola com o goleiro e acabou marcando o gol. Um daqueles gols ridículos, de videogame, tal qual Fifa 94.

E o jogo ficou ainda pior para o Watford logo depois. O capitão Troy Deeney marcava a saída de bola, que estava com Lucas Torreira. O atacante levantou um pouco o braço e o árbitro imediatamente parou o jogo e mostrou cartão vermelho direto ao camisa 9. Um lance que poderia – e deveria – ser uma falta, um cartão amarelo no máximo, mas o árbitro Craig Pawson foi rigoroso demais. E, assim, aos 12 minutos, os Hornets perdiam por 1 a 0 e ainda ficaram com um a menos. Situação complicada.

Apesar da expulsão, o Watford conseguiu igualar o jogo, se reorganizou em campo, fechou duas linhas de quatro, deixando apenas um atacante à frente. Não deu espaços e passou, pouco a pouco, a incomodar os Gunners. Andre Gray ficou isolado à frente e, de fato, não fez uma grande partida, mas o time do técnico Javier Gracia causou alguns problemas ao de Unai Emery. E começou a acreditar no empate. Especialmente no segundo tempo, quando o time se tornou mais ofensivo.

Aos 16 minutos do segundo tempo, Masina recebeu do lado esquerdo, depois de passe de Doucouré, e chutou forte de pé esquerdo. A bola bateu na junção da trave com o travessão. O goleiro Leno não teria qualquer chance de defesa. O Arsenal mantinha mais a posse de bola, enquanto tentava agredir o Watford em contra-ataques. Perdeu algumas chances, enquanto via o Watford crescer na partida e ameaçar, até o último minuto do jogo.

Emery colocou em campo Mesut Özil no segundo tempo, mas o alemão não conseguiu brilhar, nem ter uma atuação de destaque. Aliás, poucos no Arsenal se destacaram. O time sentiu muito as dificuldades impostas pelo Watford, que se mostrou muito organizado e preparado para lidar com o Arsenal. O zagueiro Shkodran Mustafi, Granit Xhaka e Alex Iwobi foram os melhores do time de Londres.

O Arsenal chega a 66 pontos, mesma pontuação do Chelsea, mas com um saldo de gols maior, 26 a 21. Com isso, o Arsenal é o quarto colocado, enquanto o Chelsea é o quinto. Os dois times estão um ponto atrás do Tottenham, terceiro colocado, com 67. Os dois primeiros colocados estão muito à frente, com 83 pontos para o Manchester City e 85 para o Liverpool. Só que a briga embaixo ainda está forte. O Manchester United, sexto colocado, está perto, com 64 pontos, só dois a menos que o Arsenal.