Volta para casa: Uruguai cai ante Reino Unido e é eliminado

Bicampeão olímpico, o Uruguai está eliminado dos Jogos de 2012. Pressionada pela torcida em Cardiff, a Celeste não foi capaz de vencer a defesa do Reino Unido e foi batida pelos anfitriões por 1 a 0. Com apenas três pontos em três jogos, os charruas terminaram na terceira posição do Grupo A. Já os britânicos ficaram com a liderança e enfrentam a Coreia do Sul nas quartas de final.

Stuart Pearce surpreendeu ao iniciar a partida com Ryan Giggs no banco, descansando o veterano. Mesmo sem o meia, o Reino Unido iniciou a partida bem mais aceso, mantendo a posse de bola e criando boas jogadas pelos lados de campo. Os uruguaios só conseguiram equilibrar as ações ofensivas a partir dos 25 minutos, mas falhavam demais na pontaria. E, já nos acréscimos, Sturridge deixou o time da casa em vantagem.

Já no segundo tempo, a partida ficou bem mais aberta, com bons lances para ambos os lados. Livre de marcação e a menos de um metro do gol, Sturridge acertou a trave de forma incrível logo no primeiro minuto, enquanto Luis Suárez foi parado duas vezes pelo goleiro Jack Butland. Com a aproximação do apito final, o Uruguai partiu desesperadamente ao ataque, mas acabou exposto demais aos contra-ataques. Nos acréscimos, Gastón Ramírez acertou o travessão, em lance que, de qualquer forma, seria inútil aos charruas.

Destaque do jogo

As investidas do Reino Unido pelos lados do campo. Abusando da velocidade, o ataque britânico foi bastante produtivo pelas pontas, com boas participações de Scott Sinclair e, outra vez, de Craig Bellamy. Não à toa, as melhores chances da equipe foram criadas pelos flancos.

Momento-chave

Aos oito minutos do segundo tempo, Luis Suárez teve chance claríssima de empatar a partida. O atacante fez o desarme e, depois de limpar a marcação, finalizou dentro da pequena área. Entretanto, o goleiro Jack Butland apareceu a tempo de fazer a defesa, salvando os britânicos.

O gol

46’/1T – Após receber bom passe de Scott Sinclair, Joe Allen girou para cima da marcação e tocou rasteiro para Daniel Sturridge. A bola cruzou toda a pequena área e, com a meta vazia pela frente, o camisa 9 completou de carrinho.

Ficha técnica

Reino Unido 1×0 Uruguai

Local: Millennium Stadium, em Cardiff (GAL)
Data: 1/ago, quarta-feira
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Gol: Daniel Sturridge, aos 46’/1T
Cartões amarelos: Neil Taylor e Aaron Ramsey (Reino Unido); Gastón Ramírez, Ramón Arias, Nicolas Lodeiro, Luis Suárez e Sebastián Coates (Uruguai)

Reino Unido
Jack Butland, Neil Taylor, Micah Richards, Steven Caulker e Ryan Bertrand; Tom Cleverley e Joe Allen; Craig Bellamy (Danny Rose, aos 32’/2T), Aaron Ramsey e Scott Sinclair (Jack Cork, aos 46’/2T); Daniel Sturridge (Craig Dawson, aos 50'/2T). Técnico: Stuart Pearce.

Uruguai
Martin Campaña, Matías Aguirregaray, Sebastián Coates, Alexis Rolin e Ramón Arias; Egidio Arévalo Rios, Diego Rodríguez, Gastón Ramírez e Tabaré Viudez (Nicolas Lodeiro, aos 13’/2T); Edinson Cavani e Luis Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.