Voando nas Eliminatórias, Portugal e Suíça farão uma final em Lisboa pela vaga na Copa

Com 100% de aproveitamento contra os demais adversários, as duas seleções se enfrentarão na próxima terça

Se a rodada final das Eliminatórias europeias promete grandes jogos, nenhum terá o peso de Portugal x Suíça. As duas seleções se enfrentam no Estádio da Luz por uma vaga direta na Copa do Mundo. Dominantes no Grupo B, as equipes brigaram pela liderança desde o início da competição. O desfecho, contudo, ficou para a próxima terça-feira. Neste sábado, ambas fizeram a sua parte. Os suíços golearam a Hungria por 5 a 2, enquanto os portugueses, com uma dose de dificuldades, derrotaram Andorra por 2 a 0. Por ter vencido o confronto direto no primeiro turno, os helvéticos têm a vantagem do empate, mas o saldo de gols superior dos lusitanos garante a classificação com uma vitória simples em Lisboa.

Que a Hungria decepcione nas Eliminatórias, era difícil esperar uma vitória tão imponente da Suíça no St. Jakob-Park. Além do bom futebol dos anfitriões, pesou a noite desastrosa do goleiro Peter Gulácsi. No primeiro gol dos anfitriões, o camisa 1 escorregou na frente de Granit Xhaka. E desabaria no restante do tempo, cometendo outros vacilos. Logo aos quatro minutos do segundo tempo, os helvéticos já tinham aberto quatro gols de vantagem. Os húngaros até tentaram responder na etapa final, mas o placar em 5 a 2 correspondeu à superioridade.

Já em Andorra la Vella, Portugal sabia que não teria uma parada fácil. Como mandante, Andorra vendeu caro as derrotas contra Suíça e Letônia, além de bater a Hungria e empatar com as Ilhas Faroe. Não seria diferente com os lusitanos. O caminho só se abriu a partir do segundo tempo, quando Cristiano Ronaldo saiu do banco de reservas. O craque se encarregou de abrir o placar aos 18 minutos, enquanto André Silva fechou a conta em 2 a 0, já na reta final da partida. O saldo de gols, de qualquer forma, não era tão preponderante ao time de Fernando Santos.

Enquanto a Suíça lidera com 27 pontos, somando nove vitórias em nove rodadas, Portugal tem 24, derrotado apenas pelos próprios suíços. Por isso mesmo precisam dar o troco no reencontro no Estádio da Luz. E as goleadas acumuladas pelos tugas ao longo da campanha foram importantes, com oito gols de vantagem no saldo, o primeiro critério de desempate. É esperar que Cristiano Ronaldo esteja inteiro e faça diferença, garantindo a vitória. Ao derrotado da noite, ao menos um consolo: quem perder já estará confirmado na repescagem, sem depender dos resultados dos outros grupos para saber sobre seu futuro.