Entre os jovens brasileiros que fazem um bom início de temporada na Europa, há um nome que merece atenção na Alemanha. Joelinton foi contratado pelo Hoffenheim em 2015, após surgir com a camisa do Sport, mas apenas neste ano ganha sequência na Rhein-Neckar Arena – e se torna um dos melhores no elenco de Julian Nagelsmann. O atacante é titular absoluto dos alviazuis e participa bastante da construção dos gols da equipe. Não à toa, terminou o sábado como protagonista na excelente vitória do Hoffe: com dois tentos, comandou a goleada por 4 a 1 sobre o Bayer Leverkusen, em plena BayArena.

O Hoffenheim desembolsou €2,2 milhões para tirar Joelinton do Sport, após algumas boas partidas do atacante pela Série A. O garoto disputou apenas uma partida em sua primeira temporada na Bundesliga, repassado ao Rapid Viena por empréstimo de dois anos. E a experiência na Áustria se tornou valiosa, anotando seus gols no campeonato local e participando da Liga Europa. Assim, ganhou uma nova chance com Nagelsmann e não decepciona. São oito gols e cinco assistências em 15 partidas, somando todas as competições.

Segundo o site WhoScored, que mede o desempenho dos jogadores conforme as estatísticas, Joelinton é o nono melhor jogador da temporada alemã até o momento. A participação intensa com e sem a bola certamente ajudam a elevar seus números. Mesmo jogando centralizado no ataque, no 3-5-2 de Nagelsmann, é importante ao estilo de jogo do Hoffenheim por sua entrega. E a efetividade também auxilia. Depois de marcar no empate com o Lyon e ser um dos melhores na goleada sobre o Stuttgart, sobrou contra o Leverkusen. Fez seu primeiro tento na tarde com oportunismo, completando cruzamento de cabeça, e aumentou concluindo contra-ataque.

Mais uma vez, o Hoffenheim se candidata a disputar as competições europeias. Depois de um início inconstante, o time emendou três vitórias nas últimas rodadas e aparece a um ponto do G-4. Enquanto isso, Joelinton tem a chance de trabalhar com um dos melhores treinadores da Alemanha e em um clube referendado por seu trabalho com jovens. Aos 22 anos, demonstra ter qualidade para evoluir. Quem sabe, para usar Roberto Firmino como seu espelho. Apesar das características distintas, há um bom exemplo do que o sucesso na Rhein-Neckar Arena pode gerar.

Enquanto isso, em Leipzig

Além de Joelinton, outro brasileiro despontando na Bundesliga é Matheus Cunha, de 19 anos. Contratado junto ao Sion, não é titular do RB Leipzig na competição, mas costuma participar como substituto e marcou seu primeiro gol neste sábado, na vitória por 3 a 0 sobre o Hertha Berlim. Acertou um bonito chute para fechar a conta no Estádio Olímpico. Pela Liga Europa, o camisa 20 já havia balançado as redes de Celtic e Rosenborg.