No aquecimento para a Copa do Mundo Feminina, publicamos um compilado de ações por parte de patrocinadoras, federações e grupos promovendo o futebol feminino e a competição. Mais tarde, a Visa também lançou sua campanha de apoio à modalidade. Agora, é a vez de a Fifa, organizadora do evento que começa nesta sexta-feira (7), fazer uma produção com uma importante mensagem em torno do Mundial.

Com o slogan #DareToShine, ou “Ouse Brilhar”, o vídeo reforça o discurso de que o esporte é para todos e destaca, por exemplo, como o futebol feminino venceu barreiras e rechaçou prognósticos, com estádios cheios e boa audiência na TV, para brilhar como nunca.

Parecemos estar vivendo um momento especial para o futebol feminino. As marcas abraçaram o Mundial como não haviam feito antes, na Europa a modalidade cresce, com ligas como a inglesa e a italiana se fortalecendo e moldando novamente o cenário das potências. No Brasil, iniciativas como o JogaMiga oferecem aulas e treinos de futebol, além de conectar mulheres que gostariam de praticar o esporte e não conheciam outras interessadas. Como questiona o vídeo abaixo, quem disse que futebol era só para garotos?

“Futebol não se trata do que você não pode fazer ou sobre o que as pessoas dizem que você deveria fazer. Trata-se do que você sonha, do que você decide e do que você ousa. Então, em primeiro lugar, quem disse que futebol era só para garotos? E quem disse que mulheres não têm habilidade, força e nunca poderiam jogar para um estádio cheio? Que ninguém assistiria? Quem disse que não conseguiríamos inspirar ninguém? E quem disse que as mulheres pertencem à cozinha? Que elas nunca poderiam liderar o esporte? Quem disse que o futebol feminino não era futebol de verdade? Quem disse? Quem se importa? Porque eu vou brilhar.”