O Arsenal não irá competir pelos principais títulos na temporada. Poderia ser a nossa análise, mas não é: são palavras do vice-presidente do clube, Josh Kroenke, filho do dono do clube, Stan Kronke. O dirigente falou sobre a situação financeira do clube, que tem uma folha salarial pesada para o atual orçamento do clube. Apesar disso, o técnico Unai Emery disse que o time está tentando contratar “jogadores muito grandes, muito caros”.

Muitos grupos de torcedores estão insatisfeitos com a atual gestão do Arsenal, de Stan Kroenke e seu filho, vice-presidente Josh Kroenke. Eles pedem mudanças no clube por pensaram que o clube está ficando para trás em relação aos concorrentes. O último título inglês do Arsenal foi na temporada 2003/04. Depois, o time conquistou títulos da Copa da Inglaterra em 2004/05, 2013/14, 2014/15 e 2016/17.

“Por mais que eu adoraria dizer que nós iremos competir pelos principais títulos amanhã, nós sabemos que não é o caso e ainda temos que trabalhar para isso”, afirmou Josh Kroenke ao site do clube. “Esta é a abordagem diária às pequenas coisas de cima a baixo. Nós entendemos que há uma abordagem diária e um requerimento diário de detalhes que entram na abordagem geral para construir um clube de volta onde ele precisa estar”.

“Para mim, a nível pessoal, não tenho certeza como abordar minha paixão. Qualquer um que me conheça sabe que eu sou apaixonado pelo Arsenal football Club”, continuou Josh Kroenke. “É difícil lidar? Sem dúvida. Mas eu não estou no negócio para fazer amigos. Eu estou aqui para vencer. Se alguém irá questionar nossa propriedade, que eu vejo mais como uma custódia, os torcedores confiam em nós para sermos guardiões dos valores, é isso que estamos tentando fazer. Nós estamos tentando vencer enquanto também respeitamos os valores e tradições do clube”.

“Eu me reuni com grupos de torcedores. Eu não tenho medo de me reunir com eles e ter conversas duras com as pessoas porque eu sou transparente, nós somos transparentes, nós não temos nada a esconder. Nós todos somos queremos a mesma coisa e nós estamos todos tentando agressivamente fazer isso acontecer. Só que às vezes nossa linha do tempo pode não ser tão agressiva quanto outros gostariam de ver. Mas nós não iremos comprometer nossos valores que mantiveram o Arsenal Football Club do modo que ele é por 130 anos”, afirmou ainda o dirigente.

“Não é segredo que nós temos uma folha salarial de Champions League em um orçamento de Liga Europa no momento. Esse é um fato. E algo que nós estamos descobrindo como enfrentar internamente no momento”, disse ainda Josh Kronke sobre a questão financeira do clube. “Isso não significa que meu pai ou eu tenhamos dito qualquer coisa sobre restrição de gastos. Sabemos onde precisamos estar e nós sabemos as áreas que nós precisamos abordar em campo. Não se trata de quem você contrata, é como você contrata. Há múltiplas declarações sobre como lidar com isso”.

Unai Emery está confiante que o time irá ser reforçado e afirma que o clube está sendo muito exigente com seus alvos de transferências. “Nosso objetivo é conseguir três ou quatro jogadores que realmente melhorem o nosso time e o nosso elenco agora”, afirmou Emery, em coletiva de imprensa. “Nós temos jogadores muito bons e jovens jogadores que podem progredir para terem grandes desempenho conosco. Outros jogadores que podem vir aqui para nos ajudar”, continuou Emery. “Nós somos muito, muito exigente e nós estamos primeiro falando sobre a possibilidade de contratar jogadores muito grandes, muito caras”.

O Arsenal tenta a contratação do lateral esquerdo Kieran Tierney, do Celtic, lateral esquerdo. Também tenta a contratação do atacante Wilfried Zaha, do Crystal Palace, mas a sua proposta foi recusada. Também está tentando a contratação do zagueiro William Saliba, do Saint-Étienne.