Por Leandro Stein, da Trivela, e Emmanuel do Valle, dono do Flamengo Alternativo

Entre as grandes ligas europeias, a Serie A foi a segunda a se estabelecer. O torneio é disputado desde 1898, se aproveitando da rápida expansão que o futebol teve no norte do país, a partir de marinheiros e imigrantes ingleses. No entanto, as primeiras décadas do Italiano são ainda “primitivas” com um torneio regionalizado, no qual apenas a fase final era realmente nacional. As transformações se aprofundam na década de 1920, quando se começa a organizar ligas subdivididas no território até as decisões nacionais. Já em 1929/30, enfim, a Serie A recebe este nome e se unifica.

VEJA TAMBÉM: Depois de desprezar o futebol, o fascismo interferiu também nos rumos dos clubes italianos

Dentro deste processo, é imprescindível entender o contexto no qual a Itália se insere. Afinal, o futebol também entrava nos projetos do ditador Benito Mussolini. Se inicialmente ele manifestou o interesse de erradicar a modalidade, depois a incorporou nos mecanismos de controle da população. Os estádios acabaram se tornando palanque para as mensagens do governo fascista. E uma mudança profunda, com interferência do poder central, já vinha acontecendo desde os anos 1920: para fortalecer a identidade da cidade em torno de um só clube, diversas fusões aconteceram no país, enquanto equipes menores eram extintas – sobretudo nas cidades industriais ou portuárias do norte, nas quais o futebol havia fincado raiz desde os primórdios. Apenas as grandes metrópoles permaneceram com mais de um time forte (no geral, apenas dois), e mesmo assim até em Roma tentou-se uma unificação.

Este processo moldou consideravelmente o mapa do Campeonato Italiano nas décadas seguintes. O norte, por seu desenvolvimento, seguiu dominante. Mas pouquíssimas foram as cidades que conseguiram emplacar mais de um time na elite. De qualquer maneira, a dispersão por cidades menores aumentou desde então. Em especial, nas últimas décadas, quando a crise financeira de tantos clubes tradicionais transformou a geografia da bola.

MAPA: Todos os estrangeiros que jogaram a Serie A em seus anos de ouro (1980-96)

Diante do início de uma nova temporada na Serie A, apresentamos um mapa com todos os clubes que participaram do Campeonato Italiano desde 1929/30. Aproxime a imagem para ver os estádios. Em alguns casos, os escudos estão sobrepostos, é preciso aproximar para diferenciá-los. Boa viagem!

MAIS MAPAS

– Todos os clubes na ativa que já passaram pelas quatro divisões profissionais do Inglês

– Todos os participantes da história do Campeonato Português

– Viaje no tempo neste mapa com todos os clubes que disputaram o antigo Campeonato Soviético

– 25 anos depois da reunificação da Alemanha, onde estão os clubes orientais?

– Na semana de abertura da Super League e da MLS, explore mapas do futebol na China e nos EUA

– Desbrave a Europa neste mapa interativo com todos os times da história da Champions

– Desbrave as Américas neste mapa com os 202 clubes que já disputaram a Libertadores

Chamada Trivela FC 640X63