A morte de Johan Cruyff no início da data Fifa inevitavelmente gerou uma onda de homenagens ao maior expoente da Laranja Mecânica em diversos estádios pelo mundo. A mais esperada delas veio da Amsterdam Arena, casa do Ajax, onde o camisa 14 brilhou, e palco do amistoso entre Holanda e França, nesta sexta-feira. A série de imagens geradas nos últimos dois dias é emocionante, e separamos aqui as melhores delas.

VEJA TAMBÉM: O dia em que Cruyff foi anunciado como reforço do Leicester

Nesta quinta-feira, dia da morte de Cruyff, a primeira grande homenagem veio mesmo de solo holandês, onde Feyenoord e Sparta Rotterdam paralisaram seu amistoso no minuto 14, em alusão ao número do craque. Já nesta sexta, além da série de faixas, bandeiras e placas para Cruyff, a homenagem na Amsterdam Arena repetiu o gesto, parando a partida entre as seleções holandesa e francesa no 14º minuto de jogo.

Também na quinta, diversos torcedores do Barcelona encontraram no Camp Nou seu ponto de peregrinação para honrar o ídolo culé, oferecendo flores e deixando também camisas, flores e fotos do holandês.

Por fim, o tradicional minuto de silêncio esteve presente, é claro, em todas as partidas realizadas desde ontem. Um dos locais em que Cruyff foi lembrado foi em Santiago, onde a Argentina bateu o Chile, de virada, por 2 a 1.

Ainda que tivesse sido apenas um jogador acima da média, Cruyff provavelmente seria lembrado. Em vez disso, deixou todo um legado, técnico e tático, que influenciou as gerações seguintes de atletas e treinadores e assim seguirá indefinidamente. Mais do que homenagear alguém que deixará saudade, a série de ações ao redor do mundo servem para lembrar dessa enorme contribuição do holandês, cujas ideias mudaram o rumo do esporte.