Foram definidos os grupos da Copa Libertadores 2012 nesta sexta-feira, em sorteio realizado na sede da Conmebol. Atual campeão da Libertadores, o Santos será cabeçada de chave do Grupo 1, enquanto o Vasco já sabe que terá pela frente o Nacional do Uruguai no Grupo 5.

Primeiro time a ser anunciado no sorteio da fase de grupos da competição, o Santos encara o campeão peruano, o campeão do Apertura boliviano e vencedor do confronto 5 da pré-Libertadores, que acontece entre o quinto colocado do Brasileirão e o time com melhor índice técnico no Campeonato Colombiano.

O Vasco, em tese, não teria o seu lugar definido no sorteio, já que ainda disputa o título do Campeonato Brasileiro. Entretanto, a Conmebol colocou os cariocas como Brasil 3, ao lado de Nacional, do vice-campeão peruano e do vencedor do Jogo 4 da fase preliminar, que reúne o clube com melhor índice técnico do Paraguai e o terceiro colocado no Equatoriano.

Quem vencer o Campeonato Brasileiro (ou o vice, caso o Vasco leve o caneco) também já tem o caminho conhecido. A equipe enfrenta no Grupo 6 Deportivo Táchira e Cruz Azul, além do campeão paraguaio com pior campanha em 2011. Vida difícil mesmo, porém, terá o segundo classificado do Brasileirão – vice-campeão ou terceiro colocado, caso o Vasco seja o vice. O Boca Juniors, a um passo do título no Apertura, é o favorito para encabeçar a chave.

Vinte e quatro dos 36 clubes participantes possuem vaga garantida na competição. No entanto, apenas 16 times já tinham suas posições nos potes definidas.

As partidas da pré-Libertadores acontecem entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. Já as finais da competição continental estão marcadas para 27 de junho e 4 de julho.

Confira os grupos da competição e confrontos da pré-Libertadores:

Grupo 1
Santos, Peru 1, Bolívia 2 e Ganhador 5

Grupo 2
Paraguai 1, Equador 2, Argentina 3 e Ganhador 2

Grupo 3
Bolívar-BOL, Colômbia 2, Chile 2 e Ganhador 6

Grupo 4
Argentina 2, Zamora-VEN, Brasil 4 (vice-campeão brasileiro ou terceiro, caso o Vasco seja vice) e Ganhador 1

Grupo 5
Nacional-URU, Peru 2, Vasco e Ganhador 4

Grupo 6
Brasil 2 (campeão brasileiro ou vice, caso o Vasco seja campeão), Deportivo Táchira-VEN, Paraguai 2 e Cruz Azul-MEX

Grupo 7
Vélez Sarsfield-ARG, Equador 1, Defensor-URU e Chivas-MEX

Grupo 8
Universidad de Chile-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentina 4 e Ganhador 3

Pré Libertadores

Jogo 1: Arsenal-ARG x Peru 3
Jogo 2: Brasil 5 (4º colocado do Campeonato Brasileiro) x Bolívia 3
Jogo 3: Peñarol-URU x Caracas-VEN
Jogo 4: Paraguai 3 (melhor índice técnico em 2011) x Equador 3
Jogo 5: Brasil 6 (5º colocado do Brasileiro) x Colômbia 3
Jogo 6: Tigres-MEX x Chile 3