Vencer o Stoke no Britannia Stadium é sempre difícil. A vitória do Manchester United por 2 a 0 neste domingo provou mais uma vez esta tese. Com gols de Carrick e Van Persie, os Red Devils avançaram mais um pouco na caçada ao título da Premier League. Novamente abrindo 15 pontos para o Manchester City, que folga no campeonato em função da semifinal da Copa da Inglaterra.

A missão de sair de Stoke-on-Trent com a vitória ficou mais fácil quando aos quatro minutos iniciais, Carrick acertou um balaço no gol de Begovic, em sobra de escanteio. Daí em diante os donos da casa foram obrigados a praticar o seu estilo habitual: bico para a frente, muita marcação, amarrando o jogo do adversário.

Nenhum dos dois adversários apresentou a pontaria necessária para marcar gols. Do momento em que saiu o primeiro gol até o apito final, foram sete finalizações certas, três do Stoke e quatro do Manchester. A estatística não mente quando revela que faltou calma para ambos quando a bola chegava perto da área do oponente. Pelo lado do United, as poucas brechas defensivas encontradas em campo serviram para que quatro arremates fizessem Begovic trabalhar. Não que ele pudesse fazer algo no primeiro tiro…

Se tem algo que o Stoke é especialista, é tirar a emoção dos confrontos. Tony Pulis trabalhou bem na sua estratégia de conter o ímpeto dos Red Devils, que somente ao fim do segundo tempo conseguiram ter um pênalti a seu favor. Wilkinson fez uma grande bobagem derrubando Chicharito Hernández. Restou a Van Persie, que passava dois meses sem marcar um mísero gol. Com competência, o holandês foi às redes e de quebra deixou seus companheiros bem mais próximos da conquista na Premier League.

Com a vitória fora de casa, o United novamente abre 15 pontos para o Manchester City, que ainda precisará fazer um jogo. Desespero mesmo é do lado do Stoke, que perdeu a chance de se distanciar do Wigan, também com um jogo a menos. Em 16º, os Potters podem perder a vantagem de três pontos em relação aos Latics, que encabeçam a zona do descenso.

Confira os jogos da 33ª rodada da Premier League:

Sábado, 13/abr
Arsenal 3×1 Norwich
Aston Villa 1×1 Fulham
Everton 2×0 Queens Park Rangers
Reading 0×0 Liverpool
Southampton 1×1 West Ham

Domingo, 14/abr
Newcastle 0×3 Sunderland
Stoke 0x2 Manchester United