A Eredivisie encerrou sua temporada por antecipação, enquanto os clubes aguardam as orientações das autoridades para planejar os seus próximos passos. E, diante da natural diminuição de receitas, antigos ídolos como Virgil van Dijk e Luis Suárez resolveram ajudar o Groningen. O clube lançou uma campanha fazendo um apelo aos torcedores que compraram carnês de temporada em 2019/20: os alviverdes pediram, a quem pudesse, que abrisse mão da devolução do dinheiro pelos quatro jogos em casa que acabaram cancelados. Diante da mobilização, ex-atletas também se prontificaram a comprar carnês da temporada 2020/21, que serão doados a pessoas carentes.

“O Groningen está no meio de uma das lutas mais difíceis dos quase 50 anos de história do clube e precisa de ajuda de seus torcedores e patrocinadores. O Orgulho do Norte pede que seus torcedores renunciem à compensação oferecida pelas partidas canceladas e que comprem os carnês para 2020/21. Se patrocinadores e torcedores quiserem fazer ainda mais para ajudar o Groningen, existem várias opções de doações”, escreveu o clube, em nota oficial.

Durantes os últimos dias, torcedores do Groningen tomaram as redes sociais, postando o lema da campanha e anunciando suas contribuições. A partir disso, os antigos ídolos também se posicionaram. Alguns deles resolveram fazer doações ou mesmo adquirir os carnês de temporada da Eredivisie 2020/21, para contribuir com o clube e também oferecer um presente a torcedores carentes. Van Dijk e Suárez puxam a fila entre os veteranos, em lista que também inclui Hans Hateboer e Erik Nevland.

“Comprei quatro carnês de temporada para o próximo campeonato. Com isso eu ajudo o Groningen neste momento difícil. Os carnês de temporada serão sorteados entre torcedores que não podem comprá-los”, declarou Van Dijk, em suas redes sociais. Suárez, por sua vez, postou uma foto com a camisa alviverde e escreveu: “Eu também ajudo meu primeiro clube na Europa”.

Segundo os números oficiais do Groningen, mais de 3 mil torcedores abriram mão da compensação pelos jogos que não acontecerão mais. Cerca de 2 mil adquiriram os carnês de temporada para 2020/21 ou mesmo para as próximas cinco edições da Eredivisie. Além disso, mais de 700 fizeram doações independentes aos alviverdes. Nono colocado na última edição do Campeonato Holandês, o time comemorará meio século de sua fundação em 2021.