Mais uma vez, o Bayern Munique teve uma aparente reação no Campeonato Alemão interrompida – na última rodada, pelo empate em 3 a 3 com o lanterna Borussia Mönchengladbach. Novamente, a equipe de Louis van Gaal terá de recomeçar a busca pelas primeiras posições, para o clássico da Baviera, contra o Nürnberg, no próximo domingo. E os Roten terão dois importantes motivos para se animarem.

As razões são os prováveis retornos do meio-campista Franck Ribéry e do meio-campista (e capitão da equipe) Mark van Bommel para o jogo. Ambos recuperaram-se de suas lesões, e estão prontos para serem relacionados por Van Gaal para o jogo. Ribéry curou-se de um rompimento de ligamento no tornozelo direito, sofrido em setembro, e já havia voltado ao elenco. E o francês comemorou: “Gostei de treinar, e me senti bem”. No entanto, o camisa 7 dos bávaros não quis prever se jogará no domingo: “Claro que quero jogar, mas sei que treinar, no momento, é o mais importante.”

Van Bommel, por sua vez, voltou aos treinos na última quarta, após uma lesão no joelho, sofrida enquanto estava com a seleção da Holanda, no último mês. E ele ainda recebe pedidos de cautela, por parte de seu companheiro no meio-campo, Bastian Schweinsteiger: “Naturalmente, você tem de ficar paciente, após uma parada tão longa.” Outro jogador que pode voltar ao elenco do Rekordmeister é o lateral Diego Contento, que preferiu também a calma nas previsões: “Já estou fora há mais de um mês, então, voltar seria um problema. Mas me sinto muito bem.”

Em melhor situação do que os bávaros (atualmente está na sétima posição), o Nürnberg
pode ter uma ausência irônica. Emprestado pelo próprio Bayern ao clube, Mehmet Ekici foi poupado do treino, na quarta-feira. De acordo com o fisioterapeuta do clube, Jonczyk Günter, “ele tem um resfriado. Como medida de precaução, o tiramos do treino. Mas, se ele estiver bem no domingo, pode jogar contra o Bayern.”

Já o Borussia Dortmund está numa situação mais tranquila. Seguindo firme na liderança da Bundesliga, a equipe abrirá a rodada nesta sexta, enfrentando o Hamburg. E, segundo o defensor Mats Hummels, o BVB continua humilde: “Estamos encarando cada jogo de uma vez. É um velho clichê do futebol, mas é verdade.” O técnico Jürgen Klopp, por sua vez, diz que a equipe precisa se cuidar para não perder a boa campanha: “Não se consegue tal sequência no futebol. Tem de se cuidar muito, para não dar chance a qualquer um.”

Klopp ainda elogiou o atacante Lucas Barrios, um dos destaques do Dortmund na temporada: “Mesmo quando ele marca alguns gols, ele é levado pelo pensamento de que talvez marque outro. Ele se destaca por esta ambição de estar lá nos momentos decisivos.” Os elogios seguiram por parte do diretor esportivo do clube, Michael Zorc, que comparou Barrios a outros atacantes da história da equipe, como Marcio Amoroso e Karl-Heinz Riedle: “Todos têm seus próprios estilos, mas Lucas é igualmente forte em suas qualidades.”

Ainda que tenha muitos desfalques – ainda está sem Ruud van Nistelrooy, Marcell Jansen, Dennis Aogo, Frank Rost e Eljero Elia -, o Hamburg também chega motivado, após a vitória sobre o Hoffenheim. Foi o que disse o técnico dos Rothosen, Armin Veh: “O Dortmund está num bom momento psicológico no momento, estão cheios de confiança. Mas queremos ter nossa própria confiança, a partir da vitória sobre o Hoffenheim, e tentar tirar algo deles. Se quisermos alcançar algo nesta temporada, temos de vencer este tipo de jogos.”

No sábado, o Werder Bremen tenta se recuperar da dura goleada sofrida para o Stuttgart, enfrentando o Eintracht Frankfurt, em casa. Vice-líder, o Mainz recebe o Hannover 96.

Confira os jogos da 12ª rodada do Campeonato Alemão

Sexta-feira, 12/novembro
Borussia Dortmund x Hamburg

Sábado, 13/novembro
Werder Bremen x Eintracht Frankfurt
Wolfsburg x Schalke 04
Köln x Mönchengladbach
Kaiserslautern x Stuttgart
St. Pauli x Bayer Leverkusen
Mainz x Hannover 96

Domingo, 14/novembro
Hoffenheim x Freiburg
Bayern Munique x Nürnberg

Clique aqui para conferir a tabela e a classificação do Campeonato Alemão