Em poucos dias, teremos dois duelos entre Real Madrid e Barcelona, ambos no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. O técnico Ernesto Valverde falou nesta terça-feira sobre o confronto de volta da semifinal da Copa do Rei, o primeiro deles, que acontece na quarta-feira. Depois do empate por 1 a 1 no Camp Nou, será preciso que o Barcelona marque gols no estádio do rival para se classificar, seja com um empate com gols, seja vencendo. Por isso, o foco será marcar gols. O treinador ainda comentou outros assuntos.

LEIA TAMBÉM: PROGRAMAÇÃO DE TV

VAR

“Estamos tranquilos com respeito a tudo isso, já sabemos que a polêmica vai estar ligada o futebol e outros esportes. Isso, ao final depende mais das pessoas. Nós temos que focar no jogo. Os demais são acessórios”.

100 jogos como técnico do Barcelona

“Me encantaria comemorar com a classificação na Copa. Não sabia desse número, mas é uma partida especial. É uma semifinal, um clássico e uma partida importante. Será complicado, temos um marcador que não é o que eu gostaria de início, mas a eliminatória está aberta e por decidir. Sabemos que é um grande rival. Esperamos passar, como eles também esperam”.

O jogo

“Temos que tentar causar dano no lado contrário. Tentar ganhar a partida, e partimos da base que se não marcamos um gol, não temos possibilidade de passar. Temos a obrigação de marcar. Não variaremos o que fazemos habitualmente. Temos que nos proteger como em todas as partidas e atacar o lado contrário”.

Arthur

“Está melhor, ontem treinou uma parte. Temos que valorizá-lo agora. Não é uma partida que ele estará disponível, talvez para sábado. É um jogador diferente de outros, cada jogador traz algo diferente. É um grande jogador e nos oferece muitas coisas, mas esteve em algumas partidas e a equipe foi muito bem, como também não esteve em outras e também fizemos grandes partidas, como o dia de Espanyol ou de Lyon. Outros o suprem. Não colocaremos desculpas”.

Jogo no Santiago Bernabéu

“O que aconteceu antes não serve para saber o que ocorrerá no futuro. Não sabemos quando mudarão as coisas. Os números só te indicam como foram as coisas até o momento. Não é tanto analisar os dados, e sim pensar como podemos ganhar amanhã. E isso depende de muitas coisas”.

O técnico ressaltou que nem o histórico recente, com vitória no Campeonato Espanhol no Bernabéu, pode ser levado em consideração. “Não é uma garantia do que vai acontecer amanhã. Não me fixo em nada, em absoluto. Eles estarão bem, fortes, é um Clássico e tem grande importância. Repassar a estatística não serve para muita coisa”, afirmou o técnico.

“Não é normal jogar dois clássicos desta envergadura em uma semana, mas pode acontecer. É difícil que se dê o mesmo resultado em ambos. Nossa intenção é separá-los e focarmos no primeiro, o sábado veremos em seguida. As duas partidas são importantes”.

NA TV
Real Madrid x Barcelona
Quarta (26), 16h50 – ESPN Brasil