Neste sábado, cinco jogos movimentaram a 12ª rodada da Ligue 1. Entre os principais resultados, estão as vitórias de Lille e Valenciennes, além da derrota do Toulouse, que vinha surpreendendo na temporada. Os resultados bagunçaram a parte alta da tabela e acirraram a luta por vagas nas competições europeias.

Na partida que abriu os trabalhos do fim de semana, o Lille venceu o Brest por um magro 1 a0, graças a um gol de Salomon Kalou, no último minuto do primeiro tempo. O resultado levou os Dogues aos 20 pontos, na quinta posição, que dá vaga à Liga Europa. O Brest perdeu uma posição e, com 13 pontos, é o 14º colocado.

Logo à frente do Lille encontra-se o surpreendente Valenciennes. Com dois gols de Foued Kadir e outro de Mathieu Dossevi, a equipe superou o Bastia, por 3 a 2, e assumiu a quarta posição, com 21 pontos – mesma quantidade que o Lyon, que tem dois jogos a menos. O Bastia ainda tinha aberto o placar, com pênalti cobrado por Anthony Modeste, e descontou com Julian Palmieri, mas segue no meio da tabela, com 14 pontos.

O Ajaccio também chegou aos 14 pontos, depois de derrotar a surpresa Toulouse fora de casa. Os donos da casa saíram na frente, aos quatro minutos, graças a um gol contra de Anthony Lippini, mas sofreram a virada na primeira etapa, com gols de Frédéric Sammaritano e Chakhir Belghazouani. Na segunda etapa, Siagamary Diarra e Belghazouani, novamente, marcaram para o Ajaccio, e Aymen Abdennour descontou para o TFC. A derrota deixou os violetas com 19 pontos, na sexta colocação, fora da zona de classificação para a Liga Europa.

Confira os jogos da 12ª rodada da Ligue 1

9/nov
Nancy 1×3 Rennes

10/nov
Lille 1×0 Brest
Bastia 2×3 Valenciennes
Reims 1×2 Evian
Saint-Étienne 2×0 Troyes
Toulouse 2×4 Ajaccio

11/nov
Marseille x Nice
Lorient x Bordeaux
Sochaux x Lyon
Montpellier x Paris Saint-Germain