Valencia e Atlético de Madrid se preparam aos mata-matas da Champions League, enquanto compartilham suas incertezas no Campeonato Espanhol. As duas equipes têm compromissos importantíssimos no meio de semana pelo torneio continental, mas não poderiam se descuidar do confronto direto por La Liga nesta sexta-feira, dentro do Mestalla. E, embora nenhum dos lados tenha saído com a vitória, o duelo agradou. Numa noite intensa, o placar se movimentou bastante e o empate por 2 a 2 indicou relativo equilíbrio, embora os valencianos tenham sido mais agressivos. Agora, os espanhóis tentam focar nos grandes jogos que terão pela frente – nos quais a vida dos colchoneros deve ser bem mais difícil.

Apesar do peso da Champions, ninguém poderia poupar suas peças pensando no G-4 do Campeonato Espanhol. E a partida no Mestalla já começou com boa intensidade. Aos 15 minutos, o Atlético saiu em vantagem. Boa jogada entre Vitolo e Ángel Correa pela direita. O tiro do argentino desviou em Gabriel Paulista, mas Marcos Llorente estava dentro da pequena área para conferir e balançar as redes.

O Valencia controlou mais a posse de bola depois disso, mas o Atlético fazia uma boa marcação, trancando a faixa central. Se pelo meio andava difícil, os Ches tentavam explorar as pontas e o jogo aéreo. Assim, o empate saiu aos 40. Numa sequência de escanteios, Maxi Gómez aproveitou o quarto deles e, no segundo pau, mandou a bola para Gabriel Paulista concluir no susto. Todavia, nem deu muito tempo para os Ches comemorarem. No ataque seguinte, o Atlético retomou a vantagem. Méritos de Thomas Partey, em jogadaça individual. O volante roubou a bola, arrancou pela intermediária e soltou a perna da entrada da área, mandando no cantinho de Jaume Domènech.

O ritmo do Atlético foi um trunfo durante o primeiro tempo, entre o combate na marcação e a velocidade na transição. Já na volta à etapa complementar, o Valencia quebrou um pouco essa virtude dos colchoneros, intensificando suas investidas pelas pontas. O empate saiu aos 15 minutos. A partir de uma falta cobrada por Dani Parejo, Geoffrey Kondogbia completou na área. Era um prêmio à boa atuação do meio-campista. Depois disso, os treinadores usariam mais seus reservas. O jogo seguia no limite.

Apesar da insistência, faltou um pouco mais de pontaria aos oponentes. Thomas voltaria a assustar pelo Atleti, em tiro que passou por cima do travessão. Já Kévin Gameiro também não acertou o pé quando Ferran Torres fez grande jogada pela direita. O meia, aliás, infernizava tanto por ali que forçou Diego Simeone a trocar seu lateral esquerdo duas vezes ao longo da noite – primeiro Renan Lodi, atormentado, e depois o deslocado Santiago Arias. Durante o segundo tempo, o Valencia mostrou mais gás para vencer.

Os minutos finais guardariam uma trocação. Jaume Domènech faria uma baita intervenção em cabeçada de Álvaro Morata, enquanto mais um ótimo lance de Ferran não terminaria nas redes pela finalização para fora de Maxi Gómez. Thomas, o melhor colchonero, acrescentava com sua capacidade no apoio e outra vez ficou a ponto de marcar aos 40, em novo arremate sem direção. Por fim, o Atlético precisou prender a respiração em meio ao abafa do Valencia ao redor de sua área. No último suspiro, José Gayà tentou vencer Oblak, mas o goleiro garantiu o ponto aos rojiblancos. Os aplausos ao apito final eram merecidos pelos dois lados.

O resultado serviu mais para manter os times de cabeça erguida do que propriamente para impulsioná-los na tabela. Enquanto o Atlético de Madrid pode perder a quarta colocação, com 40 pontos, o Valencia sobe provisoriamente à sexta colocação. Melhor a Getafe, Sevilla, Real Sociedad e Villarreal – os adversários diretos no momento. Agora, a mentalidade de valencianos e madrilenos se volta à Champions. O Atleti entra primeiro em campo, no Wanda Metropolitano, recebendo o Liverpool na terça-feira. Já o Valencia visita a Atalanta na quarta, em confronto bem mais equilibrado. Esta sexta-feira serviu para que ambos confiem mais em seu taco e entrem em ritmo forte nos mata-matas continentais.

Classificações Sofascore Resultados