Nem um gol no início da partida foi suficiente para fazer o Chelsea deslanchar. Neste sábado, o time londrino perdeu para o Aston Villa por 3 a 1 de virada e vai virar o ano fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

O Aston Villa sempre esteve bem consciente de sua estratégia em campo. Desde o início da partida, tentou tirar a posse de bola dos azuis, evitando a pressão esperada do time da casa. Ainda assim, o Chelsea conseguiu abrir o marcador. Aos 22 minutos de jogo, Dunne derrubou Drogba na área. O marfinense se encarregou da cobrança e colocou seu time na frente.

Levou apenas cinco minutos para o Villa empatar. N’Zogbia avançou pela esquerda e cruzou para Ireland, que marcou após duas tentativas.

No segundo tempo, a equipe de Birmingham se fechou na defesa. O Villa nem precisou, porém, se esforçar tanto para evitar o assédio de um Chelsea pouco inspirado na armação e inofensivo no ataque.

A partida parecia caminhar a um empate quando, nos últimos dez minutos, o Aston Villa foi à rede duas vezes. Aos 38 minutos, Petrov virou a partida. Três minutos depois, foi a vez de Bent. O Chelsea não teve forças para reagir, e deixou o campo vaiado.

A derrota em casa deixou o Chelsea com 34 pontos. Os Blues caíram para a quinta posição, pois o Arsenal venceu o Queen’s Park Rangers por 1 a 0 no estádio Emirates e foram a 36. O único gol da partida foi marcado por Van Persie, aos 15 minutos do segundo tempo.

Outra equipe que está na briga por vagas na Liga dos Campeões, o Tottenham, também tropeçou. Os Spurs não passaram de um empate por 1 a 1 com o Swansea. Van der Vaart colocou os londrinos na frente no último minuto do primeiro tempo, mas os galeses empataram aos 39 minutos do segundo tempo.

Em outros jogos deste sábado, o Bolton empatou em casa com o Wolverhampton, 1 a 1, mesmo placar de Norwich x Fulham. Stoke e Wigan também ficaram no empate, 2 a 2. A rodada de sábado havia sido aberta nba manhã (horário brasileiro) com a surpreendente derrota do Manchester United em casa para o Blackburn.

A 19ª rodada do Campeonato Inglês será concluída neste domingo, com Sunderland x Manchester City e West Brom x Everton.