Em abril, o Puntero Izquierdo lançou um torneio de contos sobre futebol que se tornou um sucesso retumbante: 246 candidatos inscreveram seus textos. Os principais concorrentes passaram pelas eliminatórias e, nesta segunda-feira, o site apresentou o chaveamento do ‘1º TORNEIO DE CONTOS — MARIO BENEDETTI’, em que você também poderá se sentar nas arquibancadas. Os torcedores-leitores ajudarão a selecionar os oito semifinalistas da competição, que seguirá realmente o regulamento de um campeonato de futebol.

“Foram 246 inscritos(as), aos quais agradecemos imensamente o carinho, a companhia e o desejo de entrar em campo. Todos(as) foram muito bem recebidos nas eliminatórias internas, com jogos históricos para serem um dia revividos num videotape no youtube. Só 40 avançaram para a fase de grupos, e agora os encontros são a portões abertos, com campeão definido pelo grito do cimento cibernético”, descrevem os amigos do Puntero.

Os 40 classificados foram divididos em oito chaves, com cinco times-textos em cada uma. Os oito campeões dos grupos passarão aos quadrangulares semifinais. Então, depois de uma nova votação popular, serão conhecidos os dois finalistas. A cada rodada, cinco times-textos serão publicados. O torcedor-leitor votará no seu preferido e o mais votado avança. As rodadas ocorrerão às terças e sextas, com eleições abertas durante os dias seguintes. Não existirá um júri, apenas o clamor popular.

Vale ressaltar que, nesta competição, todos os autores estão sob anonimato. Os textos são batizados com nomes de equipes pequenas (os ‘cuadros chicos’) para evitar qualquer influência da autoria na votação. Os participantes também foram convidados a manter as regras, embora pudessem declarar publicamente que avançaram à fase de grupos.

Quer acompanhar de perto esse torneio? É só ficar de olho no site do Puntero Izquierdo. O Grupo A iniciará sua rodada nesta terça-feira, 5 de maio. Em tempos de quarentena, certamente não há outro campeonato possível nas terras sudacas.