A ausência de jogos significa também diminuição de receitas e, enquanto equipes grandes da Alemanha, como Bayern de Munique e Borussia Dortmund, conseguem se virar durante a paralisação do futebol do país por causa da pandemia de coronavírus, outros possuem condições financeiras menos estáveis. Em sua primeira temporada na Bundesliga, o Union Berlim é um deles, mas o clube sabe que sempre pode contar com a solidariedade de sua comunidade de torcedores.

Por isso, abriu um restaurante virtual em que torcedores podem comprar bebidas e salsichas que consumiriam normalmente em um dos jogos do Union Berlim, a € 2,50 cada, uma maneira criativa de reunir doações para sustentar o clube. A ideia surgiu da própria torcida que questionava a diretoria sobre maneiras de ajudar neste momento.

“Entre as muitas ideias que chegaram a nós, estava a sugestão de que pessoas doassem o dinheiro que gastariam no estádio em salsichas e cervejas. Então dissemos: ‘Ótimo! Vamos abrir um food truck virtual e oferecer tudo que geralmente está disponível no estádio’”, contou o diretor de comunicações Christian Arbeit, à DW. “Claro que não esperávamos estar em uma situação como esta em nossa primeira temporada na Bundesliga. É um momento difícil para todos os clubes de futebol, mas isso torna tudo um pouco melhor e reforça nosso sentimento de união”.

O departamento de futebol do Union Berlim aceitou abrir mãos de seus salários enquanto a crise durar. Outros funcionários acertaram para trabalhar meio período e, consequentemente, receber salários menores. “É um bom sinal de solidariedade, eu acho, que mesmo jogadores e treinadores concordaram em diminuir os custos para o clube. Esse é o espírito do Union, de que estamos no mesmo barco e, juntos, vamos tentar superar a tempestade”, disse Arbeit.

Outra medida que ajudará o Union Berlim é a decisão de Bayern de Munique, Borussia Dortmund, RB Leipzig e Bayer Leverkusen, representantes da Alemanha na Champions League, de doarem € 20 milhões para ajudar os outros integrantes da Bundesliga e também da segunda divisão. “O que vemos no momento é todo mundo que faz parte da liga tentando ajudar um pouco. Ninguém pode sobreviver sozinho. Ajuda a encher um pouco o pote e, no fim, esperamos que haja o suficiente no pote para que todos nós sobrevivamos”.

“Todo mundo que quiser ajudar está convidado a beber uma cerveja virtual. Nõ se preocupe, não o deixará bêbado”, completou Arbeit.