A retomada do Campeonato Espanhol se prova bastante indigesta à Real Sociedad. Os txuri-urdin estavam embalados até a paralisação e se colocavam como candidatos à Champions League. No entanto, depois de quatro partidas neste recomeço, a equipe de Imanol Alguacil conquistou um mísero pontinho e vê seu sonho um bocado distante. Nesta quarta-feira, a Real recebeu o Celta de Vigo em Anoeta e sofreu mais um revés, com a derrota por 1 a 0 – graças a um pênalti polêmico, para dizer o mínimo. Por outro lado, o resultado é importante para afastar os galegos um pouco mais da zona de rebaixamento.

Com um time bastante jovem, esperava-se que a Real Sociedad pudesse aproveitar suas condições físicas para se sobressair durante a maratona de jogos. Não é o que acontece. Exceção feita ao empate com o Osasuna, os bascos só perderam desde a volta. Já tinham sucumbido contra Alavés e Real Madrid nos compromissos anteriores. Nesta quarta, mesmo todos os destaques ofensivos não foram suficientes para salvar a Real.

Naturalmente, a Real Sociedad teve a iniciativa no jogo e controlou a posse de bola. Porém, os anfitriões encontravam dificuldades para romper a marcação do Celta e os primeiros minutos de pressão não duraram tanto. Os principais lances saíam a partir da direita, com a participação de Adnan Januzaj, mas o goleiro Rubén Blanco realizou boas defesas. E a situação se tornou pior ainda no final do primeiro tempo, quando o Celta abriu o placar em Anoeta.

Um pênalti bastante contestável de Diego Llorente sobre Iago Aspas, com um contato mínimo do defensor e o mergulho do atacante, permitiu ao próprio Aspas superar o goleiro Álex Remiro na cobrança. Na volta ao segundo tempo, a Real até buscou imprimir uma intensidade maior. Rubén Blanco fez mais uma boa defesa e segurou o resultado. Com o passar dos minutos e com as alterações constantes, todavia, o ritmo dos bascos caiu e mal houve pressão no final para arrancar o empate.

Com mais sete rodadas pela frente, a Real Sociedad soma 47 pontos. Ocupa a sétima colocação, a seis pontos da zona de classificação à Champions League. Parece difícil tirar a diferença, embora o Sevilla também não empolge na quarta colocação. A vaga na Liga Europa é um objetivo bem mais realista aos txuri-urdin nesta altura. O Celta, por sua vez, continua no 16° lugar. Os celestes abrem sete pontos de vantagem em relação à zona de rebaixamento. O reinício é positivo, com duas vitórias e um empate nestas últimas quatro rodadas.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore