A Copa Sul-Americana oferece uma estabilidade inédita à Conmebol quando se trata dos torneios secundários do continente. A entidade criou diferentes competições paralelas à Libertadores, sobretudo a partir do fim dos anos 1980, mas nenhuma com vida tão longa quanto a Sul-Americana. Realizado desde 2002, o certame se aproxima das 20 edições e superou os 200 participantes em sua história. De início visto como um prêmio menor durante o segundo semestre, cresceu de importância nos últimos anos, ao se firmar como uma alternativa àqueles que ficam de fora da Libertadores. E não é a possível volta da Supercopa que parece ameaçá-la.

Nesta semana em que a Copa Sul-Americana abre mais uma edição, preparamos um novo mapinha, com todos os 206 times que disputaram o torneio desde a sua criação. Como a competição não excluía necessariamente os principais times de cada país e atravessou anos de bastante inchaço, há praticamente uma representação de forças das últimas duas décadas na Conmebol, com maior diversidade do que a Libertadores.

No caso do Brasil, a lista de equipes é praticamente um resumo de quem jogou o Brasileirão nos últimos anos, com raras ausências e a aparição pontual de campeões dos regionais. Nos demais países, é bacana perceber como os figurantes adentram bem mais ao interior. Os escudos espalhados por diferentes cidades reforçam essa noção, fugindo da capital até mesmo em ligas mais concentradas, como a uruguaia e a paraguaia. E vale lembrar que a Concacaf também teve seus representantes na Copa Sul-Americana, não apenas o México. Assim, clubes de Costa Rica, Estados Unidos e Honduras preenchem um pouco mais os territórios.

Abaixo, o mapa para você explorar. Como de praxe, muitos escudos estão sobrepostos e é preciso aproximar o zoom para visualizar melhor. A ordem de visualização dos emblemas é automática do Google, colocando em evidência aqueles em posições inferiores na lista. Os estádios foram apontados conforme os mandos mais atuais – exceção feita ao itinerante Grêmio Prudente. O lado esquerdo do mapa facilita a navegação por país, com dados históricos de cada clube até esta edição. Além disso, clicando no quadrado do lado direito superior, é possível ampliar a visualização em tela inteira. Aproveite!