Embora nem todas as nações importantes do continente sejam potências no futebol, o mapa histórico da Copa da Ásia se expande pela maior parte dos territórios. Criado em 1956, antes mesmo da Eurocopa, o torneio asiático de seleções abarcou diferentes momentos geopolíticos da região. Limitou-se a países onde a modalidade estava melhor fundamentada, antes de realmente acompanhar o desenvolvimento profissional do esporte. Desta maneira, há uma série de “participantes efêmeros”, antes que a competição se fundamentasse e realmente traduzisse o jogo de forças do futebol local.

Ao todo, 35 países diferentes já figuraram na Copa da Ásia ao longo destas mais de seis décadas. E o número de novatos aumenta, diante da expansão no número de seleções, 24 a partir da atual edição. A ampliação se torna uma maneira de apresentar culturas e tentar promover o crescimento de outras nações apaixonadas pelo esporte – que não necessariamente são representativas além das fronteiras. Filipinas, Iêmen e Quirguistão terão a oportunidade desta vez, nos Emirados Árabes Unidos.

 

Abaixo, produzimos um mapa com todos os países participantes da Copa da Ásia, de 1956 a 2019. É a primeira parte de uma série de especiais sobre o torneio, que serão publicados entre sábado e domingo. Confira:


Os comentários estão desativados.