A Premier League começa neste sábado com um bom número de jogadores brasileiros em destaque. O país contará com 26 representantes no campeonato, um contingente menor apenas que o francês. Todos os principais postulantes à parte de cima da tabela têm no elenco ao menos um jogador nascido no Brasil – de Firmino a Fernandinho, de Thiago Silva a Fred, de Martinelli a Lucas Moura. Além disso, os brasileiros ajudaram a agitar o mercado de transferências e alguns deles chegam com o status de reforço de peso – citando ainda Allan ou Willian.

VEJA TAMBÉM: Clube a clube, este é o Guia Trivela da Premier League 2020/21

A invasão brasileira na Inglaterra é relativamente recente, sobretudo se comparada às que ocorreram em outras grandes ligas europeias. Mirandinha foi o solitário representante do país na era anterior à Premier League e somente a partir dos anos 1990 que as portas realmente começaram a se abrir. Entretanto, a legião do Brasil na competição se consolida ano a ano. Os atuais 26 atletas marcam um recorde do país na Premier League, dobrando o total que se via três temporadas atrás e superando a relevância de outras nações exportadoras – como Espanha e Bélgica.

Contando também os jogadores nascidos no Brasil e que optaram por outra nacionalidade na carreira internacional, 90 brasileiros já atuaram em ao menos uma partida do Campeonato Inglês – incluindo Mirandinha. E a contagem tende a engrossar, com seis nomes que podem estrear na Premier League nesta temporada. Para recontar essa história, preparamos um mapinha interativo. Trazemos as fichas de todos esses 96 futebolistas, com os dados de suas trajetórias na liga inglesa. Os atletas estão distribuídos conforme as cidades em que nasceram. Clicando nos escudos ou no menu à esquerda, é possível conferir as informações.

Alguns escudos estão sobrepostos, especialmente nas maiores capitais, então é necessário aproximar o zoom para visualizar melhor. O escudo escolhido foi o do clube mais relevante na passagem pela Inglaterra ou, caso o atleta siga na Premier League, o do time atual. A lista à esquerda está organizada pelo total de partidas no campeonato, com os mais assíduos mencionados primeiro. Aproveite a viagem e conheça mais essa história: