Um mapa interativo com campeões, vices e palcos das finais da Champions League Feminina

Neste domingo, Lyon e Wolfsburg se enfrentam na decisão da Champions League Feminina – a partir das 15h, com transmissão ao vivo da ESPN. Assim como aconteceu no masculino, a reta final da competição se concentrou em uma região e o País Basco recebeu os embates, com duelos realizados em Anoeta e San Mamés. A finalíssima ocorrerá em San Sebastián, podendo coroar o sétimo título continental das francesas (o quinto consecutivo) ou o terceiro das alemãs, que encerrariam um jejum de seis anos sem a taça mais prestigiosa do continente.

Para celebrar a data, produzimos um mapinha com campeões, vices e os palcos das finais únicas. Vale lembrar que, até 2009, a Champions Feminina tinha jogos de ida e volta na decisão. A partir de 2010 que isso mudou e, até 2018, os embates aconteciam na mesma cidade da final masculina – mas em um estádio menor. Já de 2019 em diante, a Uefa preferiu não mais dividir atenções entre as competições.

O mapa mostra uma hegemonia concentrada em Alemanha, França, Suécia e Inglaterra, com aparições de Dinamarca, Espanha e Rússia entre os vices. A quantidade de campeãs é relativamente pequena, especialmente pelas dinastias de Lyon e Frankfurt. Aproxime o zoom para diferenciar os escudos e visualizar melhor os estádios em que cada equipe atua.