A quarta-feira na Champions League contou com uma rodada bastante favorável aos visitantes. Das cinco partidas realizadas ao longo da noite, todas válidas pela penúltima fase preliminar, quatro contaram com derrotas dos anfitriões – e o único a não perder acabou só empatando. Em meio a resultados importantes, o Porto sai fortalecido. Os portugueses tinham uma missão difícil na Rússia, ao encarar o Krasnodar. Voltam para casa com a excelente vitória por 1 a 0, garantida com um belo gol de falta aos 44 do segundo tempo.

Estreante na meta do Porto, o argentino Agustín Marchesín não foi tão exigido, mas realizou uma defesa fundamental na reta final do duelo. Já o lance decisivo aconteceu aos 44, graças a Sérgio Oliveira. O camisa 27 cobrou uma falta quase na meia-lua e mandou no cantinho, sem chances de defesa para o goleiro Matvei Safonov. Facilitou bastante o trabalho dos portistas no reencontro da próxima semana, no Estádio do Dragão.

Outro resultado imenso foi conquistado pelo Olympiacos. Os gregos pegaram o Istambul Basaksehir e venceram por 1 a 0 na Turquia. Giorgos Masouras marcou de cabeça o gol, aos oito minutos do segundo tempo. Porém, já nos acréscimos, o goleiro José Sá brilhou. Pegou um pênalti do bósnio Edin Visca e garantiu a vantagem dos alvirrubros para o reencontro em Pireu.

Responsável por eliminar o PSV na fase anterior, o Basel sofreu a zebra da noite. Diante de sua torcida no St. Jakob Park, os suíços perderam para o LASK Linz por 2 a 1. Os austríacos chegaram a abrir dois gols de vantagem, até que o time da casa descontasse no final. O Rosenborg conquistou a melhor vantagem. Em partida de belos gols, bateu o Maribor por 3 a 1 na Eslovênia. Autor de dois tentos, Alexander Soderlund foi o destaque. Por fim, o único visitante a não vencer foi o Celtic. Mas não que o empate por 1 a 1 contra o Cluj tenha sido ruim. James Forrest buscou a igualdade na Romênia, após os grenás saírem na frente.

Abaixo, os resultados das partidas de ida na terceira fase preliminar da Champions. Todos os compromissos da volta acontecem na próxima terça, 13 de agosto:

Rota dos Campeões

Cluj 1×1 Celtic
Apoel 1×2 Qarabag
PAOK 2×2 Ajax
Dinamo Zagreb 1×1 Ferencváros
Estela Vermelha 1×1 Copenhague
Maribor 1×3 Rosenborg

Rota da Liga

Istambul Basaksehir 0x1 Olympiacos
Krasnodar 0x1 Porto
Club Brugge 1×0 Dynamo Kiev
Basel 1×2 LASK Linz